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Mídia Sul 2017 | Luiz Buono: “O poder da criatividade eu nunca vi ninguém bater em uma agência”
21 de Setembro de 2017

Mídia Sul 2017 | Luiz Buono: “O poder da criatividade eu nunca vi ninguém bater em uma agência”

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Em um contexto de universo digital que cada vez mais desafia a publicidade, com ferramentas tecnológicas e mecanismos robotizados assumindo funções na comunicação, o Vice-presidente de Planejamento e Atendimento da Fábrica (São Paulo), Luiz Buono, insistiu em um ponto-chave na sua palestra no Mídia Sul 2017: a criatividade. “O poder da criatividade, da ideia, é algo que em 40 anos eu nunca vi ninguém bater em uma agência”, frisou, alertando para um necessário cuidado com as consultorias, cada vez mais comuns na área. E ele explicou: “Qual a sensibilidade de uma consultoria para sacar o que vai tocar a alma de uma pessoa? Vamos valorizar o que a agência tem de melhor. No meio desse universo de robôs fazendo o nosso trabalho, vamos dar espaço aos criativos, a pintores, artistas, músicos”, convocou.

Metade dos 40 anos de experiênca Buono atuou em diversas agências, e o restante na sua própria, a Fábrica, onde ele destaca que o foco é a comunicação dirigida. “Publicidade é ouvir, se conectar com o outro, buscar identificações”, defendeu. Na sua participação no evento ele exibiu cases do festival Cannes Lions 2017 para sustentar o seu olhar sobre a publicidade atual. “A globalização explodiu a competição e se você não tem só qualidade, mas também um modelo de negócio de custo competitivo, você não sobrevive”, apontou. Nesse sentido, além de valorizar a criatividade, ele  considera que a atitude é o que vai diferencial um profissional na agência. “As empresas estão em uma paranóia de baixa lucratividade. Querem profissionais espertos, comprometidos, de baixo custo e que ajudem a trazer coisas novas”, observou para a plateia, destacando que essa é uma grande oportunidade para quem está iniciando a carreira – boa parte do público do Mídia Sul 2017 é formado por estudantes e jovens profissionais.

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Para Buono, a propaganda tem dois caminhos: gerar lead para buscar pessoas e “cuidar do seu jardim para os passarinhos virem”. “Uma marca que só gere lead não vai construir valor. E com valor você depende cada vez menos de lead e gera negócio”, considerou. Ele também destacou a importância de ouvir o consumidor, mesmo que isso signifique não seguir um roteiro plajenado. “No mundo com tecnologia para conversar minuto a minuto com o seu público, o que é mais importante: seguir o que você planejou ou sentir o público e ir criando uma conversa com ele? Quando você ouve alguém essa pessoa te recompensa, e com o consumidor é a mesma coisa. É nisso que eu acredito. A propagada só vai sobreviver se ela tiver o pulso nas pessoas”.

Quem é Luiz Buono | Fábrica
É vice-presidente de Planejamento e Atendimento da Fábrica (São Paulo) e tem mais de 30 anos de experiência em comunicação, nas áreas de atendimento e planejamento em grandes agências, como J Walter Thompson, Y&R, DPZ, Leo Burnett, Publicis/Salles, DM9, entre outras. O tema de sua palestra no Mídia Sul 2017 foi “O que o Cannes Lions 2017 aponta como novas tendências da comunicação?”.

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