Meio digital recebe um terço das verbas investidas em publicidade no Brasil, segundo pesquisa

12 de Julho de 2019

Especialista em tecnologia dá dicas de como divulgar o negócio na internet

 

Estudo realizado pela Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) em parceria com a  PWC apontou que o meio digital recebe um terço das verbas investidas em publicidade no País, e somente no ano passado faturou  o equivalente a 16,1 bilhões de reais. Segundo o relatório, os vídeos receberam a maior parte dos investimentos entre as modalidades de publicidade com 38%, seguido por display e mídias sociais com 34%, e classificados e comparadores de preço com 18%.

O Brasil é considerado o maior mercado de publicidade digital da América Latina, um levantamento divulgado pela eMarketer apontou que o País é responsável por 53% dos investimentos em anúncios. A previsão é que até o final do ano, a publicidade na internet ultrapasse a casa dos 9,1 bilhões de dólares no continente. Para o especialista em tecnologia e CEO da Lista Mais - plataforma de busca de pequenas empresas e profissionais liberais locais -, João Paulo Gonçalves, o crescimento dos anúncios na internet indica que as empresas estão cada vez mais atentas à necessidade de divulgação no meio digital. “A internet está se consolidando neste mercado, e atualmente, ela detém a segunda maior verba investida em publicidade”, comenta Gonçalves.

Segundo o especialista, além dos anúncios a adoção de algumas estratégias de marketing também são fundamentais para o bom posicionamento da marca no ambiente digital, entre elas o vídeo. “Ter um material institucional da empresa nesse formato ajuda na construção da marca, pois o comportamento do consumidor está mudando, e as pessoas preferem assistir um vídeo a ler, o cérebro também processa mais rápido a informação apresentada dessa maneira”, comenta, Gonçalves.