Mais uma vez, o McDonald’s usa sua grande escala para estimular a leitura. Em seu sexto ano, a campanha “Ler ou Brincar” traz a opção de escolha entre um livro ilustrado com duas histórias de personagens da Turma da Mônica ou um brinquedo. E, para potencializar o tema, a marca aposta em um vídeo para redes sociais que dialoga com pais sobre a importância da qualidade de tempo entre a família e como o livro pode contribuir para isto.
Em parceria com a influenciadora digital Helen Ramos, do canal Hel Mother, o filme explora como a leitura pode aproximar ainda mais pais e filhos durante o dia a dia e formar futuros leitores. Segundo dados da 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, apenas 1/3 dos brasileiros teve influência de alguém pelo gosto por ler, o que evidencia a necessidade do apoio de empresas em ações que mudem essa realidade.
“É importante estarmos engajados para alterar essa realidade, em projetos que não só incentivem a leitura, mas também as conexões familiares, criando momentos de diálogo e experiências que irão contribuir para a formação educacional, social e cultural dos pequenos”, afirma David Grinberg, Vice-Presidente de Comunicação Corporativa e de Relações com Investidores da Arcos Dorados, franquia que administra a marca McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe.
Comercial para TV traz os livros da campanha
A ação também conta com um filme para apresentar a nova campanha do McLanche Feliz e reforça ainda mais o momento gostoso da leitura. O vídeo, produzido pela Sentimental Filme, e feito para TV, traz uma mãe lendo com sua filha que fica encantada com toda a história. Os personagens dos quadrinhos interagem e deixam o filme bem alegre e divertido.
Além disso, pela primeira vez, foi desenvolvida uma funcionalidade dentro do app @McDonald’s que dará vida à leitura por meio de sons que serão acionados por palavras-chave contidas nas histórias, tornando a experiência de leitura ainda mais interativa.
Confir abaixo o vídeo criado em parceria com o canal Hel Mother e o comercial para TV, respectivamente:
FICHA TÉCNICA – Hel Mother
Título: Livro ou brinquedo
Duração: 120”
Anunciante: Arcos Dorados Comércio de Alimentos Ltda
Produto: Comunicação
Agência: DPZ&T Comunicações S.A.
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Carlos Schleder
Direção de Criação: Rodrigo Vezzá
Criação: Fred Sekkel, Luiz Zamorano, Luciano Fonseca, Serginho Dimi, Jonatas Robles
Atendimento: Daniel Jotta, Mariana Magalhães, Fabiana Sanches, Fernanda Moraes
Mídia: Paulo Ilha, Kaline Lessio, Olivia Baptista, Camila Forti, Nathan Adelino, Rafael Viberti, Rafael Ribeiro
Planejamento: Fernando Diniz, Chris Toledo, Amanda Agostini
Aprovação McDonald’s: David Grinberg, Mariana Augusto
RTVC: Ducha Lopes, Karen Nakamura, Vanessa Nascimento, Guilherme Rodrigues Silva, Ana Ananias, Michelle Teixeira
Produtora: In Good Company
Direção de Cena: Rafael Câmara
Produção Executiva: Laura Coló e Guilherme Jordão
Atendimento Produtora: Bia Basilio
Coordenação de Produção: Bia Basilio
Diretor de Fotografia: Marcelo Rocha
Color: Ricardo Herling
Produtora de áudio: Lucha Libre Áudio
Atendimento Produtora de Som: Thais Urenha
Executivo produtora de áudio: Dani Celer
FICHA TÉCNICA – McLanche Feliz
Título: Vozes
Duração: 30”/ 15” / 5”
Anunciante: Arcos Dorados Comércio de Alimentos Ltda
Produto: McLanche Feliz
Agência: DPZ&T Comunicações S.A.
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Carlos Schleder
Direção de Criação: Daniel Motta
Criação: Carlos Maia, Marcos Teixeira
Atendimento: Daniel Jotta, Mariana Magalhães, Fabiana Sanches, Fernanda Moraes
Mídia: Paulo Ilha, Kaline Lessio, Olivia Baptista, Camila Forti
Planejamento: Fernando Diniz, Chris Toledo, Amanda Agostini
Aprovação McDonald’s: João Branco, Marcelo Ferronato, Bruna Rocha
RTVC: Ducha Lopes, Karen Nakamura, Vanessa Nascimento, Guilherme Rodrigues Silva, Ana Ananias, Michelle Teixeira
Produtora: Sentimental Filme
Direção de Cena: Marcello Lima
Produção Executiva: Marcos Araujo
Diretor Executivo de Publicidade: Felipe Cama
Coordenação Executiva: Renata Pimenta
Atendimento Produtora: Maira Massullo, Wander Damiani, Karin Diniz
Coordenação de Produção: Renata Picheco, Filipe Andrade, Ludmila Avila
Diretor de Fotografia: Ted Abel Pedro
Diretor de Arte Produtora: Pedro Catellani Dias Cardoso
Pós-Produção: Sentimental Filme
Coordenação de Pós-Produção: Zeca Daniel
Atendimento de Pós-Produção: Layssa Pascher
Montador: Rogério Ferreira Alves
Color : Bleach Post
Produtora de Som: Lucha Libre Audio
Atendimento Produtora de Som: Thais Urenha
Projetos: Marcos Mamu e Carol Monti
Produção Digital: Marcos Moura, Leonardo Grana
Produtora Digital: Tap4
Produção Gráfica: Marcos Moura, Cristiane Pacheco, Cristiano Arashiro