Sir Martin Sorrell, executivo de sucesso com 33 anos dedicados à WPP, maior holding de propaganda do mundo está se desligando do cargo de CEO depois de iniciada uma investigação interna que busca confirmar a suspeita de má conduta
Neste sábado, 15/04, a empresa anunciou que seu presidente, Roberto Quarta, assume o cargo de presidente executivo até que um novo CEO seja nomeado. Simultaneamente
foram anunciados novos diretores operacionais:
– Mark Read, CEO da Wunderman e WPP Digital;
– Andrew Scott, diretor de desenvolvimento corporativo da WPP e diretor de operações da Europa.
O que diz Martin Sorrell
O executivo que tem 73 anos emitiu um comunicado no qual diz que decidiu sair porque que entendeu ser esta a melhor conduta para ele. “Optei por me afastar do interesse da empresa, dos clientes, dos acionistas e de todas as outras partes interessadas. Como fundador, posso dizer que o WPP não é apenas uma questão de vida ou morte. Foi, é e sempre será mais importante que isso. Boa sorte para todos vocês … agora de volta para o futuro”, concluiu ele.
Sorrell também disse aos funcionários que estaria disponível para eles e para o conselho “no próximo período”.
O que diz o WPP
“A investigação anteriormente anunciada sobre uma alegação de má conduta contra a Sir Martin está concluída. A alegação não envolveu quantias que são materiais. De acordo com o seu contrato de trabalho, Sir Martin será tratado como tendo se posentado ao deixar o WPP, conforme detalhado na Política de Remuneração dos Diretores. Seus prêmios e ações serão divididos proporcionalmente às regras doplano e serão inves tidos nos próximos cinco anos, na medida em que as metas de desempenho do Grupo sejam atingidas. “
Sorrell disse que os planos de sucessão estão em vigor há algum tempo. Ele disse em sua declaração que Read e Scott “são bem qualificados e experientes na opinião do
Conselho, para lidar com as oportunidades e desafios geográficos e tecnológicos que nossa indústria enfrenta”.
Em um email para os funcionários, o WPP acrescentou que o conselho considerará candidatos internos e externos para o papel de CEO. A empresa disse que não há prazo definido, mas que a busca será concluída “o mais rápido possível”.
A súbita saída de Sorrell vem menos de duas semanas depois que a WPP divulgou que estava investigando alegações de má conduta. Em uma declaração de 3 de abril, o conselho disse que havia “nomeado advogado independente para conduzir uma investigação em resposta a uma alegação de má conduta pessoal contra Sir Martin Sorrell, diretor executivo da WPP. A investigação está em andamento. As alegações não envolvem valores que são materiais para o WPP.”
Uma pessoa conhecedora do assunto disse ao Ad Age, no início deste mês, que as várias menções da alegada “má conduta pessoal” e “improbidade financeira” em declarações de terça-feira da WPP e Sorrell se referiam à mesma coisa. O gigante da agência estava investigando uma alegação de má conduta pessoal “que pode ter algumas implicações financeiras menores”, disse essa fonte.
Após a declaração do WPP sobre a investigação, Sorrell disse em sua própria declaração que ele rejeitou as alegações “sem reservas”.
Tamanho do WPP
Atualmente o maior conglomerado mundial de agências, com receita de US$ 19,7 bilhões em 2017 e 134.413 funcionários. No Brasil, as empresa controladas pelo WPP
detêm aproximadamente 24% do bolo publicitário que em 2017 alcançou o montante de R$ 134 bilhões.
Com informações do AdAge