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Marca de cigarros pode ter realizado publicidade disfarçada com influenciadores digitais no Instagram
26 de Outubro de 2017

Marca de cigarros pode ter realizado publicidade disfarçada com influenciadores digitais no Instagram

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De acordo com o Exame, a marca de cigarros Kent, da fabricante Souza Cruz, estaria utilizando influenciadores digitais em uma campanha publicitária disfarçada. Em fotos publicadas no Instagram dos influenciadores com cigarros, a marca não aparece claramente nem é identificada como publicidade, mas é acompanhada sempre da mesma hashtag: #aheadbr.

A regulamentação do setor, estabelecida pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), determina que posts em rede social com caráter publicitário devem deixar sua natureza clara. E a lei 10.167/2000 proíbe propaganda de cigarro em qualquer meio.

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Em comunicado enviado ao site, a empresa defende: “A Souza Cruz cumpre fielmente a legislação brasileira. Iniciativas realizadas pela empresa junto ao seus consumidores estarão sempre relacionadas exclusivamente à exposição dos produtos nos pontos de venda e respectiva comercialização, conforme autorizado por lei.”

Segundo o site, pessoas envolvidas com a suposta ação publicitária revelaram, com a condição de não serem identificadas, que as fotos foram clicadas por profissionais. A Souza Cruz teria contratado a agência de ativação Hood para criar a campanha. A Hood tem acordo operacional com a FlagCX, que define-se como uma “plataforma de disrupção criativa”. No grupo da FlagCX estão empresas como a agência CuboCC e a produtora audiovisual The Kumite.

De acordo com as fontes do Exame, a agência teria abordado interessados em participar da campanha, que duraria três meses, com o seguinte perfil: jovens que fumavam e circulavam pelo mundo da moda, da música e das baladas paulistanas. Os influenciadores deveriam postar oito fotos por mês entre outubro e dezembro. O cachê, calculado de acordo com o número de seguidores de cada um, variaria entre 3 e 8 mil reais.

As mesmas fontes dizem que a recém-criada plataforma Ahead.br (da hashtag usada nos posts) – que diz ser “uma rede que conecta jovens empreendedores, apoia iniciativas e inspira novas experiências na moda, música e design” – seria uma intermediária para a campanha. A marca Kent não tem perfil no Instagram. O site apurou que o domínio “aheadbr.com.br” foi comprado em junho de 2016 e está registrado em CNPJ que pertence à CuboCC e tem como titular no registro a Sam Transmedia. Esta, na Junta Comercial, está listada como empresa ligada à Flag Network Participações Ltda. (dona da FlagCX e da CuboCC). O site ligado ao domínio aheadbr.com.br está atualmente indisponível. Mas uma busca no Google permite ver que, quando estava ativo, ele citava o perfil da Ahead nas redes sociais.

Representantes da FlagCX foram procurados pelo Exame, mas não responderam até o presente momento. Já representantes da Hood disseram ao site que a Ahead não é criação da Hood. É, sim, uma plataforma de ativação musical criada em 2016 no Brasil e que, em 2017, passou a ser ativada por ela. Ela também afirmou: “a Hood reforça seu compromisso com o cumprimento da legislação vigente”.

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