A Licitação que o Sebrae Santa Catarina realiza será regida pelo Regulamento de Licitações e Contratos do Sistema Sebrae, bem como pelas demais especificações constantes deste Edital, sendo processada e julgada pela COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DO SEBRAE/SC, com exceção da análise técnica que será julgada pela SUBCOMISSÃO TÉCNICA.
CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 002/20 - SEBRAE/SCO Serviço de Apoio ás Micros e Pequenas Empresas de Santa Catarina- SEBRAE/SC, realiza a licitação na modalidade CONCORRÊNCIA PÚBLICA, TIPO TÉCNICA E PREÇO, nos termos do Regulamento de Licitações e de Contratos do Sistema SEBRAE/SC, destinado a contratação, sob demanda, de 2 Agências de Publicidade para atender as necessidades inerentes ao objeto contratado.
As propostas de preço serão recebidas até as 12:00 horas do dia 27/02/2020. Cópia completa do Edital e outras informações para participação poderão ser obtidas no site
Valor EstimadoO valor global estimado para 12 (doze) meses das despesas com os serviços objeto da presente licitação é de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) com base no percentual estabelecido em orçamento e na variação histórica dos valores em decorrência da incorporação de novos projetos e ações ao longo do exercício.
Entrega das propostasATÉ O DIA: 27/02/2020HORA: ATÉ 12:00 horasLOCAL: SC 401, KM 02, PARQUE TECNOLÓGICO ALFA, JOÃO PAULO.CEP: 88030-000 – FLORIANÓPOLIS – SC
Abertura dos envelopesDIA: 27/02/2020HORA: 14:00 horasLOCAL: SC 401, KM 02, PARQUE TECNOLÓGICO ALFA, JOÃO PAULO.CEP: 88030-000 – FLORIANÓPOLIS – SC
Objeto da LicitaçãoO objeto da presente licitação é a contratação de até 02 (duas) agências de Publicidade para a prestação de serviços técnicos, SOB DEMANDA, de publicidade e propaganda, comunicação digital, em todos os meios de comunicação, para apoio às atividades de Comunicação e Marketing deste SEBRAE, conforme condições, quantidades e exigências contidas neste Termo de Referência e seus anexos
Detalhamento do objetoPrestação de serviços, SOB DEMANDA, de publicidade e propaganda, comunicaçãodigital, em todos os meios de comunicação, e de apoio às atividades de Comunicação eMarketing para o SEBRAE/SC incluindo outros serviços, conforme a necessidade, comoprodução e acompanhamento de peças gráficas e eletrônicas e demais serviços depublicidade e propaganda, a serem prestados por até 02 (DUAS) Agências dePublicidade e Propaganda.
3.2. Compreendem os serviços de publicidade e propaganda o conjunto de atividadesrealizadas integradamente que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, aconceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e asupervisão da execução externa e a distribuição de publicidade aos veículos e demaismeios de divulgação, com o objetivo de promover a venda de bens ou serviços dequalquer natureza, difundir ideias ou informar o público em geral.
3.3. Também integram o objeto desta concorrência, como atividades complementares, osserviços especializados pertinentes:
3.3.1. Ao planejamento e à execução de pesquisas e de outros instrumentos de avaliação e degeração de conhecimento sobre o mercado, o público-alvo, os meios de divulgação nosquais serão difundidas as peças e ações publicitárias ou sobre os resultados dascampanhas realizadas.
3.3.2. À produção e à execução técnica das peças e projetos publicitários criados;
3.3.3. À criação e ao desenvolvimento de formas inovadoras de comunicação publicitária, emconsonância com novas tecnologias, visando à expansão dos efeitos das mensagens edas ações publicitárias e comerciais.
3.3.4. À Gestão e acompanhamento da estratégia de Marketing Digital e Inbound Marketing.
3.3.5. À Operação das ações de Marketing Digital e Inbound marketing.
3.3.6. À Gestão e produção de conteúdo para Blog.
3.3.7. À Edição e redação de fluxos de automação de marketing.
3.3.8. À Gestão de Redes Sociais.
3.3.9. Ao Design para conteúdos de Marketing Digital e Inbound Marketing.
3.3.10. À Gestão de mídia paga.
3.3.11. À sustentação e revisão da estratégia de branding adotada pela empresa.
3.3.12. Para a prestação dos serviços supracitados serão contratadas até 02 (duas) agências depublicidade e propaganda, doravante denominadas simplesmente como agência,licitante ou contratada, que prestará seus serviços ao SEBRAE/SC;
3.3.13. Os serviços objeto da presente concorrência serão contratados com agência depublicidade e propaganda (Agência) cuja atividade seja disciplinada pela Lei nº4.680/1965 e que tenha obtido certificado de qualificação técnica de funcionamento,nos termos do art. 4º da Lei nº 12.232/2010.
3.3.14. A(s) agência(s) atuará(ão) por ordem e conta do SEBRAE/SC, em conformidade com oart. 3º da Lei nº 4.680/1965, na contratação de fornecedores de bens e serviçosespecializados, para a execução das atividades complementares de que trata o subitem 3.4,e de veículos e demais meios de divulgação, para a transmissão de mensagens publicitárias.
3.3.15. A(s) agência(s) não podem subcontratar outra agência de propaganda para a execuçãode serviços previstos no item 3.
3.3.16. A(s) agência(s) deve(m) atuar de acordo com a solicitação do SEBRAE/SC, através daAssessoria de Comunicação e Marketing, que emitirá a ordem de serviço, conformenecessidade do SEBRAE/SC;
3.3.17. A Assessoria de Comunicação e Marketing do SEBRAE/SC será responsável pelaaprovação dos serviços solicitados antes da execução final, determinando assim aprodução e a sua veiculação.
3.3.18. O produto final decorrente da execução do objeto desta licitação será propriedade doSEBRAE/SC, sendo, portanto, proibida a sua divulgação por qualquer meio ou suareprodução total ou parcial sem expressa autorização, ficando o contratado sujeito àspenalidades aplicáveis.
3.3.19. Público-Alvo: Cidadãos de todas as faixas etárias que são ou que desejam empreender,Microempreendedores Individuais, proprietários de Micro e Pequenas empresas esociedade em geral.
3.4. Serviços a serem prestados pela licitante:3.4.1. Instituição e manutenção de acervo da propaganda do SEBRAE/SC, em meio digital(Google Drive ou similar e/ou HD Externo), com as peças produzidas durante a execuçãodeste contrato e as respectivas informações referentes a direitos autorais e prazos devalidade desses direitos.
3.4.2. Criação e manutenção de banco de imagens, com asfotos e imagens produzidas durantea execução deste contrato e as respectivas informações referentes a direitos autorais eprazos de validade desses direitos.
3.4.3. A contratada entregará ao SEBRAE/SC todos os materiais e produtos adquiridos emdecorrência do presente objeto, com as licenças correspondentes devidamentecertificadas com os documentos pertinentes e obrigatórios, cedendo ainda os direitosautorais, marcas e patentes a eles vinculados, de forma que o SEBRAE/SC possa delesusar e dispor para todos os seus fins na forma do contrato e na proposta da contratada,independentemente de qualquer remuneração especial ou adicional àquela ajustadaneste instrumento.
3.4.4. A contratada deverá apresentar ao SEBRAE/SC os contratos e quitaçõesrelativas a todosos direitos autorais e de imagem, de direito de uso de voz e o que mais for utilizado naelaboração da publicidade.
3.4.5. Estudo do conceito, ideia, produto, marca ou serviço a difundir, incluindo a identificaçãoe análise de suas vantagens e desvantagens absolutas e relativas aos seus públicos e,quando for o caso, ao seu mercado e a sua concorrência.
3.4.6. Identificação e análise dos públicos e/ou do mercado onde o conceito, ideia, marca,produto ou serviço encontre maior possibilidade de penetração.
3.4.7. Identificação e análise das ideias, marcas, produtos ou serviços concorrentes diretos ouindiretos.
3.4.8. Planejamento, criação e implantação de campanhas de comunicação do SEBRAE/SC,visando o posicionamento da marca, lançamento e divulgação de produtos e serviços.
3.4.9. Executar serviços de editoração tais como: Relatórios de Gestão, Revista, Jornais,Folders, Informativos, Infográficos, entre outros.
3.4.10. Criação, produção e finalização de ilustração para fins editoriais.
3.4.11. Criação e produção de manuais de identidade visual.
3.4.12. Aquisição de fotos de bancos de imagem.
3.4.13. Planejamento, produção, seleção, curadoria e tratamento de fotos publicitárias paratodas as finalidades de comunicação institucional, comercial e mercadológica doSEBRAE/SC.
3.4.14. Contratação de personalidades, atores, modelos, músicos, influenciadores e outrospersonagens e artistas para ações de comunicação.
3.4.15. Apoio ao planejamento, produção e execução de transmissão online de eventos.
3.4.16. Apoio na criação e produção de conteúdo para fins educacionais, institucionais,comerciais ou mercadológicos para o SEBRAE/SC.
3.4.17. Criação e produção de projetos de feiras, estandes e eventos, que tenham comopropósito promover a marca, as unidades operacionais, os programas, projetos, ações,atividades, bem como os produtos e serviços do Sebrae.
3.4.18. Elaboração do plano publicitário, incluindo a concepção das mensagens, marcas e peçaspublicitárias de mídia e não mídia (criação), bem como envio dos arquivos finais aosfornecedores/veículos, o estudo dos meios e veículos que, segundo técnicas adequadas,assegurem a melhor cobertura dos públicos e/ou dos mercados objetivados(planejamento de mídia), orçamento e realização das peças publicitárias (produção).
3.4.19. O plano publicitário deverá ser apresentado e validado pelo SEBRAE/SC, antes de suaimplementação.
3.4.20. Desenvolvimento de plano de mídia, incluindo estudo do target (público-alvo), definiçãofinal dos meios, negociação de verba para contratação dos meios, contratação dosespaços publicitários, envio de material para os meios e acompanhamento daveiculação.
3.4.21. O controle das inserções publicitárias (mídias contratadas) deverá ser feito através derelatório mensal com comprovação das veiculações nos veículos descritos no plano demídia.
3.4.22. Redação publicitária para as peças relacionadas às campanhas.
3.4.23. Revisão de texto, gramatical e ortográfica, incluindo tradução para diferentes idiomas,conforme solicitação.
3.4.24. Atendimento pela equipe de mídia e produção de todos os veículos e fornecedores quedesejarem apresentar propostas ao SEBRAE/SC, sejam de pequeno, médio ou grandeporte.
3.4.25. Todas as ações de mídia e/ou produção eletrônica deverão considerar a autorizaçãopara uso em meio digital/online/redes sociais.
3.4.26. É de responsabilidade da contratada buscar as autorizações de uso de imagem para ascampanhas desenvolvidas para a instituição.
3.4.27. Seguir tabelas de prazos de criação estipulados pelo SEBRAE/SC para a execução dostrabalhos.
3.4.28. Pequenos tratamentos de imagens ou retoques em artes devem ser realizados semcobrança extra, não podendo ser terceirizados.
3.4.29. Assegurar as devidas autorizações para todos os trabalhos desenvolvidos para oSEBRAE/SC que envolvam direitos de imagem, som, voz (atores, modelos e empresáriosque venham a dar depoimentos testemunhais).
3.4.30. A agência atuará por ordem e conta do SEBRAE/SC, em conformidade com a legislaçãovigente, na contratação de fornecedores de bens e de serviços especializados, para aexecução das atividades complementares e de veículos e demais meios de divulgação,para a transmissão de mensagens publicitárias.
3.4.31. Dedicar esforços no sentido de obter as melhores condições nas negociações junto aterceiros e transferir, integralmente, ao SEBRAE/SC descontos especiais, bonificações,reaplicações, prazos especiais de pagamento e outras vantagens.
3.4.32. Negociar sempre as melhores condições de preço, até os percentuais máximos para osdireitos autorais, imagem, som, voz(atores e modelos), obras de arte e outros nos casosde utilização e reutilização em peças publicitárias pelo SEBRAE/SC, limitados a 100% dovalor original corrigido monetariamente segundo a variação do IGPM/FGV.
3.4.33. Obter aprovação prévia do SEBRAE/SC, por escrito, para assumir despesas de produção,veiculação e qualquer outra relacionada com este instrumento, ressaltando-se que acontratada permanecerá com todas as suas responsabilidades contratuais perante oSEBRAE/SC.
3.4.34. Orientar e supervisionar a produção e a impressão das peças gráficas aprovadas peloSEBRAE/SC.
3.4.35. Entregar ao SEBRAE/SC, até o dia 10 do mês subsequente, um relatório dos serviçosconcluídos, juntamente com os valores das despesas de produção e veiculaçãoautorizadas no mês anterior.
3.4.36. Assessorar e apoiar na contratação e desenvolvimento de pesquisas de hábitos deconsumo de mídia, percepção da imagem de marca e outras que se fizerem necessáriasà execução da estratégia de divulgação aprovada.
3.4.37. Providenciar, sempre que necessário, o registro de marcas, expressões de propaganda,logotipos e de outros elementos visuais.
3.4.38. Assessorar na elaboração e desenvolvimento das ações específicas de endomarketing.
3.4.39. Assessorar e apoiar a execução de ações de promoções e patrocínios.
3.5. Observar as seguintes condições para o fornecimento de bens ou serviçosespecializados ao SEBRAE/SC:
3.5.1. Fazer cotações prévias de preços para todos os serviços a serem prestados porfornecedores.
3.5.2. Só apresentar cotações de preços obtidas junto a fornecedores previamentecadastrados pela contratada, aptos a fornecer bens ou serviços especializadosrelacionados com as atividades complementares da execução do objeto desteinstrumento.
3.5.3. Apresentar, no mínimo, 3 (três) cotações coletadas entre fornecedores cadastrados queatuem no mercado do ramo do fornecimento pretendido.
3.5.4. Exigir do fornecedor que constem da cotação os produtos ou serviços que a compõem,seus preços unitários e total e o detalhamento de suas especificações.
3.5.5. A cotação deverá ser apresentada em papel timbrado ou cópia de e-mail, assinado pelorepresentante legal da empresa, e com asseguintesidentificações do fornecedor: RazãoSocial, CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Endereço Completo, Telefone daEmpresa.
3.5.6. Todas as contrações de serviços de produção através da contratada, sejam com ou semos serviços de supervisão, deverão obrigatoriamente ser autorizadas pela Assessoria deComunicação e Marketing do SEBRAE/SC.
3.5.7. Se não houver possibilidade de obter 3 (três) cotações, a CONTRATADA deveráapresentar as justificativas pertinentes, por escrito, para prévia decisão da SEBRAE/SC
Cópia completa do Edital e outras informações para participação poderão ser obtidas no site
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