A HISTÓRIA DE QUEM FAZ HISTÓRIA | Free Multiagência

28 de Setembro de 2020

O início se deu em Blumenau no mês de abril de 1987

 

O AcontecendoAqui lançou uma série intitulada A HISTÓRIA DE QUEM FAZ HISTÓRIA para trazer aos seus leitores a trajetória de sucesso de empresas catarinenses, líderes nos segmentos da Propaganda e do Marketing. Matérias já publicadas nesta série: Agências Quadra Comunicação, D/Araújo Comunicação e Exit Comunicação e Negócios, Hoje, dia 28 de setembro de 2020, mostramos a trajetória da Free Multiagência, de Blumenau.
 

Em 1º de abril de 1987 nascia, em Blumenau, a Free Desenhos – Estúdio de Assessoria Publicitária, que se tornaria nos anos seguintes a maior agência de propaganda do Vale do Itajaí. Idealizada pelos irmãos Romeu e Roberto Reichert, a trajetória da Free mostra como coragem, dedicação e trabalho são a fórmula certa para o sucesso. 

Nascidos em Blumenau, Santa Catarina, filhos de pais industriários, saíram atrás do próprio sustento ainda meninos. Quando tinha apenas 14 anos, Romeu, que tinha o gosto e o dom pelo desenho, conseguiu um emprego de aprendiz de desenhista na extinta Impressora Paranaense, uma gráfica de mais de 100 anos.
Ali, aperfeiçoou-se em ilustração e criação de embalagens, chegando a criar embalagens para as marcas Ritter, Ortopé, Dudalina, Laranjinha Max Wilhelm, entre outras. Com o tempo e muita dedicação, tornou-se especialista em ilustração com aerógrafo, uma técnica que se utilizava de uma pistola em miniatura para ilustrações. Depois de dez anos trabalhando na Impressora Paranaense, surgiu uma oportunidade para atuar como freelancer na Agência Atual, de Getúlio Curtipassi (in memoriam). 


Ilustração por Romeu Reichert

 

Roberto, por sua vez, iniciou sua trajetória profissional em 1977, aos 16 anos, na Livraria Blumenauense como auxiliar de escritório. Depois de dois anos, foi para a Scala Cromos Produções Fotográficas, onde aprendeu a fazer layout e arte-final. Em 1980 foi para a GN&A, uma agência pertencente à Gráfica Centenário, onde permaneceu durante 1 ano. Os trabalhos eram voltados somente a criações impressas, embalagens, rótulos e folhetos. Em 1981, começou a trabalhar pela primeira vez em uma agência de propaganda – era a Curtipassi Comunicações. Dois anos depois, Roberto foi para a Creacion Propaganda e, mais tarde, convidado a trabalhar na Scriba.
 
Com o tempo, os irmãos começaram a trabalhar juntos e nasceu a Free Desenhos. Todavia, com o passar do tempo, sentiram a necessidade de adequar o nome às novas demandas que surgiam: comerciais de televisão, rádio, spots e outdoors. Free Comunicação foi o nome escolhido. Um grande passo para a Free foi a mudança de local, em 20 de fevereiro de 1991, para um espaço maior. Em 1997, recebeu o prêmio de melhor anúncio de 1996, com mais uma bela campanha do Tele Alarme.

 

 

Quando a Free comemorou seus 10 anos de vida, a sede da empresa já havia se expandido e contava com 200 m² no Edifício Flamingo. Se tornou uma agência reconhecida em todo o Vale do Itajaí e começando a se destacar no Estado. 

Em 2000, começou a atender a Altenburg, que está na carteira de clientes até hoje. São 20 anos de muita história e belas campanhas.

 

Já em 2004, a Free conquista Prata nacional no 8º Prêmio Central de Outdoor, com o outdoor para o cliente Restaurante Frohsinn. 
 

Para os irmãos Reichert, a premiação mais importante foi receber em 2004 o Prêmio Talento Empreendedores, promovido pelo SEBRAE, como a melhor empresa categoria “Serviços” de Santa Catarina. Em abril de 2005 a homenagem aconteceu em Brasília, com o Presidente da República e outras autoridades nacionais.
 

 

Em 2006 a agência ganhou uma concorrência para atender a Cooper, com o lançamento da Turminha Cooper, que originou diversas campanhas belíssimas, aproximando a marca do público infantil e a simpatia do público adulto. Além disso, a parceria trouxe a consolidação da marca. A parceria dura mais de 13 anos, sendo um cliente que traz muito orgulho à Free. Em dezembro do ano passado a Cooper lançou o Minha Cooper e o Clique Retire para compras online, que está sendo o maior sucesso.
 

 

A Free também tem o orgulho de ter atendido por mais de 10 anos as contas da Le Monde Citroën, Furb e Cic Blumenau, que renderam muitos cases e premiações.

Em 2008 a agência dá mais um grande passo com a instalação de um escritório na cidade de Florianópolis para cuidar exclusivamente da conta do cliente SESI e, anos mais tarde, a conta do SENAI.
 

 

Para comemorar o aniversário de 22 anos, a Free buscou a renovação da marca, com a modernização do logotipo e slogan, reforçando o seu posicionamento no mercado. A Free torna-se definitivamente uma multiagência, prestando um serviço que vai além da comunicação convencional, envolvendo propaganda, promo, eventos, ações de guerrilha, web, branding, design. A criatividade não faz parte apenas do setor de criação, pois envolve o atendimento, planejamento, mídia e produção. Todos focados no resultado do cliente. 

 

VÍDEO:

 

O aniversário de 25 anos da Free foi celebrado com 5 macacos no Prêmio Catarinense de Propaganda. A campanha Respeito à Faixa, para o cliente Rotary Hermann Blumenau, se transformou em um viral, que hoje tem mais de 5 milhões de views no Youtube.

E o aplicativo criado para a Oktoberfest 2012 também foi um dos premiados, cliente que contou por muitos anos com as campanhas criativas da Free.
 

 

 

Em 2015 a Free participou de mais uma concorrência. Dessa vez de uma das maiores construtoras do Sul do País, a Embraed. Essa conquista é celebrada com campanhas maravilhosas, como as do embaixador da marca Guga Kuerten, que perdura até hoje com muito sucesso, mostrando os diferenciais da Embraed, além de campanhas digitais com retornos acima de qualquer expectativa. 

 

O Seterb também foi um cliente que trouxe muitas alegrias à agência, com muitas campanhas de resultados surpreendentes. Assim como também as campanhas do coração, como para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. 

 

 

 

Em 2018, a Free se tornou uma agência ONLIFE. Até parece que, antecipando o futuro. Mudou seu mind set, modernizou seu espaço físico, contratou profissionais de ponta para o digital e, com esse pensamento de “Digital First”, começou a atender 360 graus todos os clientes, desde a concepção de uma marca até o e-commerce. E assim chegou em 2020 preparada e com novos clientes na casa, como Cadence, Prack e Duas Rodas.
 

 

Então veio a pandemia e mexeu com o mundo inteiro. Infelizmente, o mundo perdeu muitas pessoas, empresas e empregos. Hábitos mudaram. Pessoas se transformaram. Muitos despreparados não conseguiram reagir. Nessas 3 décadas a Free enfrentou diversas crises econômicas e, em todas, saiu mais forte. Mas essa, sem dúvidas, é a maior de todas, e está passando, mais uma vez, sem ter que desligar nenhum dos 35 colaboradores. É uma nova Free. Uma agência moderna, criativa e conectada. 

 

 

 

Muita coisa mudou e outras foram mudadas. Mas apesar do sucesso, de todas as conquistas materiais e do crescimento acima da média da agência, Romeu e Roberto nunca deixaram para trás o jeito simples e brincalhão.

Com 33 anos de sociedade, o relacionamento dos irmãos é um exemplo de parceria que deu certo, que encontrou equilíbrio entre semelhanças e diferenças. Muito apegados à família, nunca se esqueceram dos valores deixados pelos pais: honestidade, humildade e, sobretudo, a compaixão pelo próximo. Mesmo diante de todos os desafios e mudanças constantes do mundo moderno, a Free percebe que é preciso estar sempre antenada à nova era, interagir com o cliente e surpreendê-lo sempre, fazendo uma comunicação de qualidade e transparente. É com essa expectativa e com um eterno sentimento de gratidão que almejam chegar aos 50 anos como uma agência completa, inovadora e ainda mais reconhecida pelos resultados.

“Uma empresa sólida é feita de pessoas que gostam de pessoas e amam o que fazem. Por isso, temos longa convivência com clientes, colaboradores e fornecedores. Por causa disso, superamos as dificuldades e conquistamos tanta confiança e geramos tantos resultados.”

“Pai e mãe (in memoriam), família e colaboradores: não teríamos construído essa história e não teríamos o que contar se não fossem vocês. E sobre nós está DEUS.” 

Notícias Relacionadas