HISTÓRIA DE QUEM FAZ HISTÓRIA | Exit Comunicação e Negócios

07 de Agosto de 2020

Há 17 anos, a agência de Joinville impulsiona negócios por meio do pensar estratégico

 

Com DNA beta infinito, empresa é prova viva de que é preciso
se reinventar para manter clientes de longa data satisfeitos, com
a mesma capacidade e intensidade que constrói novas relações

 

No último mês de junho o AcontecendoAqui estreou uma nova série intitulada HISTÓRIA DE QUEM FAZ HISTÓRIA para trazer aos seus leitores a trajetória de sucesso de empresas catarinenses, líderes nos segmentos da Propaganda e do Marketing. Matérias já publicadas nesta série: Agências Quadra Comunicação e D/Araujo Comunicação, ambas com sede em Florianópolis. Hoje, dia 4 de agosto de 2020, mostramos a trajetória da EXIT Comunicação e Negócios, agência localizada em Joinville, Norte de Santa Catarina.

Desde que foi fundada, em fevereiro 2003, pela publicitária Samanta Tassotti, a administradora Rosita Boeing e, na época, mais três sócios, a Exit esteve focada no cliente, com um olhar apurado para as estratégias dos negócios e para o consumidor. Trajetória que contribui para transformar experiências de marcas e consumidores no cenário econômico de Santa Catarina. 

A agência sempre voltou as atenções para as estratégias de negócio de cada marca e para os desejos dos consumidores. “Fazemos uma verdadeira imersão para compreender a essência dos negócios e das pessoas, e criamos estratégias para dar vida e transformar marcas, serviços e produtos”, comenta a diretora executiva e controller, Rosita Boeing.

Do DNA próprio “beta infinito”, de gerar valor a negócios e pessoas por meio de marcas vivas que transformam e se transformam, a Exit vem estimulando clientes a repensarem seus modelos de atuação, descobrirem os seus propósitos e pensarem suas marcas como estratégia para os negócios, possibilitando construir resultados relevantes e relações duradouras e de credibilidade. 

 

Renovar para ressignificar

O dinamismo do mercado atual, em que todos vivem conectados, exige que as marcas estejam sempre se renovando e promovendo experiências marcantes para o seu público. Nesse contexto a Exit assume o papel questionador e ajuda os clientes a encontrarem novos caminhos para suas marcas e produtos. São 17 anos provocando a transformação dos negócios, instigando o uso de estratégias e ferramentas para conquistar resultados criativos e sustentáveis.

O potencial inovador e a aposta na receita de transformação contínua levou a Exit a criar uma metodologia estratégica própria em 2015, o GPS. A ferramenta direciona as empresas ao uso das melhores estratégias para reformular as marcas e os negócios. “Marcas fortes têm resultados melhores. O verdadeiro impacto começa quando criamos valor para a marca e esse é o foco da nossa entrega de estratégia, transformar negócios de dentro para fora”, ressalta a diretora executiva e de relacionamento, Samanta Tassotti.
 

 

Entregas únicas, resultados surpreendentes 

Essa postura também reforça o modelo de atuação que não se restringe somente a produtos e serviços no segmento publicitário, mas que vai além, tornando a Exit uma empresa com entregas únicas. Diferenciais que levaram a agência a conquistar, naturalmente, diversos prêmios em seus anos de atuação, a exemplo do Top de MKT ADVB, Prêmio Alshop, e Prêmio Colunistas Santa Catarina. A empresa também se destaca por manter ativo, desde 2008, o programa Carbon Free, tendo recebido dez certificações CO2 Free, título conferido às organizações que neutralizam a emissão de gases de efeito estufa (GEE). O reconhecimento também consagrou a Exit com o prêmio de Empresa Cidadã pela ADVB/SC (2011). 

Muitos são os cases na iniciativa privada que validam que a Exit é parceira de marcas com pensamentos semelhantes aos dela. “Não há uma fórmula pronta. É preciso se reinventar todos os dias para manter clientes de longa data satisfeitos, com a mesma capacidade e intensidade de construir novas relações”, acrescentam as sócias da agências.

 

A confiança no jeito Exit de construir histórias

Empresas de diversificados segmentos vêm confiando no jeito Exit de construir histórias. O Shopping Mueller Joinville é a marca com mais tempo de casa e que acumula por 22 anos consecutivos o título de shopping mais lembrado e querido da região Norte de Santa Catarina. A parceria nasceu junto com a agência e tem sido consolidada pelo posicionamento sólido e de proximidade com o público, somado ao reconhecimento em sucessivos prêmios.

 

Transformar a marca Carinhoso, do grupo Malwee na queridinha das mamães e dos lojistas de todo o Brasil teve o dedo estratégico da Exit já em 2003. O sucesso da missão rendeu em 2010 a escolha de agência de varejo do grupo Malwee e suas marcas nos múltiplos canais: multimarcas, lojas próprias, franquias e e-commerce.

 

Junto com a Krona, a Exit ajudou a estruturar o marketing, encontrar a identidade visual e abraçar a cor vermelha, mantida até hoje para destaca-la dos concorrentes. O projeto incluiu a visibilidade da marca nos PDVs de todo o Brasil.

 

A Exit é a agência que há 15 anos constrói a marca do xarope mais vendido do país: o Melagrião. Tradicional no mercado, o produto se posiciona com uma comunicação sempre atual e, ao mesmo tempo, valoriza a sua história com personalidade. Em 2020, ganhou um reforço agregando como embaixador o apresentador de televisão Celso Portiolli.
 

 

A Catarinense Nutrição, linha de suplementos do Catarinense Pharma, que possui o Ômega 3 mais vendido do país também faz parte das marcas longevas na Exit, com destaque para os projetos em que o educador físico e especialista em nutrição, Marcio Atalla esteve como embaixador da linha de suplementos.

 

Para a queridinha dos catarinenses, a Drogaria Catarinense, destaca-se o projeto de redesign para modernização da marca, com a missão de aproximá-la cada vez mais do consumidor. O conceito deu um tom mais pessoal na presença da marca na vida das pessoas, assim como a campanha que marcou o centenário da empresa ao contar a história de pessoas dedicadas a pessoas. 

 

 

Outra missão para o mesmo grupo, a Clamed, foi fortalecer as duas marcas do mesmo segmento, a Drogaria Catarinense e a Farmácia Preço Popular. O resultado do posicionamento claro e distinto construído junto aos seus públicos, foi o crescimento nas vendas e a conquista do Prêmio Top Of Mind, como as marcas mais lembradas pelos clientes em seus segmentos em Santa Catarina, na mesma proporção.

 

Inovação pautada em valores e personalidade

Para a marca Acostamento, do grupo Pasquini, a Exit desenvolveu o projeto de branding, focado em gerar valor e percepção para a marca. O trabalho começou com a identificação dos pontos fortes da operação, definição das diretrizes de comunicação aliadas ao propósito da empresa e desenvolvimento de materiais para uma campanha integrada, abrangendo os meios digital e presença massiva nos principais veículos de comunicação. O conceito da campanha reforçou a promessa da marca em um manifesto cheio de personalidade.

 

A marca para cama, mesa e banho, CasaComCasa foi criada pela Exit para conquistar uma nova fatia de mercado: o consumidor com comportamento que muda, se adapta, cria e se inspira na personalidade. A marca híbrida, permitiu uma comunicação colorida e diferente, simplificando a apresentação do produto e mostrando de maneira sutil a facilidade de transformar os ambientes a partir da roupa de cama. CasaComCasa pertence ao grupo Lepper, uma empresa centenária para a qual a Exit também criou um posicionamento estratégico: o Jeito Lepper. Com ele, a marca transmite ao consumidor toda a sua essência traduzida em produtos. A Exit é responsável ainda, por toda gestão do marketing Lepper e suas marcas. 

 

A ByTheBed é uma criação da Exit que tem referências contemporâneas, que apontam um novo comportamento ao mercado de luxo. Do segmento de cama e banho, a marca já nasceu pronta pra fazer história: alcançou um milhão em vendas já no primeiro mês de comercialização e foi premiada pelo Top de Marketing ADVB/SC. Urbana, contemporânea e minimalista, a ByTheBed também pertence ao Grupo Lepper, e une toda a expertise da Exit de transformar ideias em negócios, projetos em realidade.

 

Com o desafio de levar a Fremax ao protagonismo no segmento em que atua, a Exit buscou nos pilares de sustentação do branding, saídas estratégicas para mantê-la como referência na categoria. O digital foi o canal escolhido e com a produção de conteúdo possibilitou um exponencial alcance e visibilidade, aproximou a marca do mercado automotivo e posicionou a marca como Nº 01 na categoria, mostrando uma relevância que vai além do próprio produto.

 

A rede de postos Mime rendeu para a Exit a criação de uma estratégia de reposicionamento, criada de forma clara a partir do propósito da marca: facilitar o dia a dia das pessoas, sendo o parceiro das suas jornadas. O conceito “Mime. Tudo bem no caminho” traduziu de modo simples, empático e contemporâneo a proximidade, acessibilidade, inovação e agilidade, cada vez mais procuradas e inseridas na vida moderna. Outro projeto rendeu ao Mime o título Empresa Cidadã ADVB com a campanha “Doe cultura e alegria”, que arrecada anualmente livros e brinquedos para levar diversão e conhecimento a milhares de crianças de instituições sociais.

 

Estratégias para marcas novas e tradicionais

Para a Minancora, empresa com mais de 100 anos de história e credibilidade, a Exit criou a campanha para lançamento da Minancora Action, linha completa de tratamento para o combate a cravos e espinhas. Direcionada ao público jovem, o novo portfólio de produtos marca o rejuvenescimento e novo posicionamento da marca. O projeto fez parte da estratégia de trademark criada pela agência, que incluiu pesquisa de comportamento dos consumidores e mapeou os canais de comunicação mais efetivos para chamar a atenção do público-alvo. A estratégia levou em conta o recall da marca que estava em pessoas de maior faixa-etária, influenciadoras do consumo e que, por muito tempo, foram o target do produto e da comunicação.

 

A tradição dos mais de 90 anos do Bom Jesus Ielusc deu um passo a frente com o reposicionamento da marca conduzido pela Exit. Depois de uma profunda imersão no segmento e na atuação da escola, ficaram evidentes as mudanças do setor ao longo dos anos, incluindo o comportamento dos alunos, pais, professores e especialistas, além de olhar o cenário com visão de futuro. Reestruturando toda a arquitetura de marcas do cliente, a Exit traduziu ao Colégio Bonja e à Facudade Ielusc a essência e a identidade da marca corporativa Bom Jesus Ielusc, com a perspectiva de provocar cada indivíduo a encontrar o seu propósito.

 

 

Fazer os catarinenses acreditarem na mudança positiva da administração e no novo nome do maior grupo de comunicação do estado. Esse foi o desafio lançado para a Exit quando a RBS TV mudou a sua administração e passou a se chamar NSC Comunicação. A estratégia de transição focou na credibilidade e confiança do público, mostrando que o novo veio trazer modernidade aos catarinenses. Além do cuidado de fazer a população se sentir parte do processo de mudança, o conceito da campanha de lançamento da TV “Tudo que move a gente”, evidenciou o propósito da marca: ser um agente de desenvolvimento do Estado através da informação.

 

Referência em empreendedorismo inovador em Santa Catarina, o Joinvalle confiou à Exit o redesign da marca. A estratégia da agência para esse desafio foi refletir no projeto toda representatividade que a iniciativa já havia conquistado. A nova marca traz um significado de união, com design inspirado em uma tendência global de empresas de tecnologia e startups, mostrando força e inteligência.

A parceria Waze Carpool e Exit mudou a forma com as pessoas utilizam aplicativos de transporte em Joinville. Já ativo na cidade, o Waze Carpool contava com algumas ativações, mas precisava de um impulso para ir mais longe. Com a ideia de inserir a marca no contexto do joinvilense, nasceu uma campanha digital com linguagem regional e direcionada diretamente ao público-alvo. O engajamento na cidade aumentou em mais de 600% o uso do aplicativo em 45 dias e a campanha colocou Joinville no TOP 10 cidades do mundo que mais utilizam o Waze Carpool. 

 

Posicionado entre os 20 maiores supermercadistas do Brasil, no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Grupo Koch precisava repensar o calendário promocional de todo o ano com o olhar voltado aos desejos do consumidor. Para as 29 lojas no Estado, a Exit conduziu o trabalho em conjunto com a rede de supermercados. A estratégia foi desenhada com o olhar orientado para o negócio, o que gerou insights para a marca, inseridos nas novas campanhas. Estratégia e empatia ajudaram a garantir os resultados e aproximar o consumidor.

Texto desta matéria é de Liana Trevisan, jornalista.

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