Publicidade
Fórum Transmídia discute a convergência das mídias
02 de Outubro de 2014

Fórum Transmídia discute a convergência das mídias

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

No segundo dia do Fórum, Mídia Ninja foi uma das atrações com a palestra “Todo Mundo pode ser Mídia”. A apresentação foi de Raissa Galeao, que deu uma boa ideia sobre a abrangência das novas formas de comunicação do mundo contemporâneo. “O cidadão multimídia é um produtor e consumidor de conteúdos, mídias e dispositivos, o tempo todo, in real time”, diz Raissa,

Mobilização
O Mídia Ninja, um coletivo dedicado a divulgar temas que normalmente não são focados pela grande mídia, foi destaque durante as manifestações de junho de 2013, ao enfrentar os tumultos e a forte presença policial para transmitir a força da população pela redução das tarifas no transporte público. Raissa revelou que Mídia Ninja conseguiu a façanha de atinjir mais 200 mil likes durante a cobertura. “Foi uma experiência única de compartilhamento e de como as pessoas podem se reunir em torno de uma causa mobilizadora como essa”, disse ela.

Publicidade

Transmidia Live
Outro destaque do evento foi o prof. Almir Almas, doutor do curso do departamento de TV e Cinema da ECA/USPVídeos, que apresentou instalações e projetos de pesquisa em conteúdo audiovisual digital interativo, multitela, multiplataforma e imersivos. “Estamos diante de novas formas de produzir, gerar, compartilhar e interagir com a comunicação. Entendo que a TV Digital é uma parte do mundo cibernético e os conteúdos disseminados pela segunda tela, Twitter, Facebook, mídias interativas e mobiles fazem parte da televisão digital, tudo se resume em como trabalhar com conteúdo que se transforma em zero e 1 (conceito do digital)”, analisa.

16 formas de consumir notícias
Gabriela Mafort, cofundadora da Tuddo Digital, falou sobre como o jornalismo e os profissionais que atuam nessa área estão tendo que se adequar às alterações comunicacionais nesses tempos de voyeurismo coletivo. “Há 16 formas de consumir notícias: ler, assistir, ver, escutar, chegar, petiscar, escanear, monitorar, procurar, clicar, linkar, compartilhar, apreciar, recomendar, comentar, votar”, ressalta Gabriela. “É preciso criar formas para interagir com as notícias de todas essas maneiras”.

Mídias sociais
Na palestra “A convergência da mídia e tecnologia”, Toninho Rosa, fundador do Adnews, abordou as grandes mudanças que as mídias tradicionais enfrentaram depois da internet, e principalmente com o crescimento exponencial das mídias sociais. E ressaltou o grande consumo de conteúdo pelos usuários brasileiros, cenário promissor e que amplia o potencial do mercado a ser explorado pelos profissionais da área no país. “Nós somos o segundo maior país em consumo e diversidade de mídia no mundo”, disse Rosa. O executivo citou os livros “A Estrada do Futuro”, de Bill Gates, e “A Terceira Onda”, de Alvin Toffler, como fundamentais para entender as grandes transformações da sociedade mundial nas últimas décadas.

Transmídia Play – III Fórum Transmídia
O evento é uma iniciativa do Grupo Era Transmídia organizado pela Corazonada Brand Storytelling e Esconderijo das Crianças Inovação e Sistemas, o tema Live (eventos, jornalismo, esporte, música e cultura popular) pautou as palestras e debates.
Com informações do Adnews

Publicidade
Publicidade