Durante as duas últimas semanas de dezembro uma pergunta ficou no ar: de quem eram as mensagens intrigantes veiculadas em tevê, rádio e digital? Cada teaser trazia uma reflexão: Por você ou por todos? Você olha ou você vê? Quem você acompanha, acompanha você? Você aceita ou faz o futuro? Quando você quer saber, você sabe onde procurar?
Linha criativa da campanha
As peças desenvolvidas com uma linguagem impactante prepararam o público para o movimento da NSC que será desenvolvido ao longo de 2021 em todas as esferas e pontos de contato da empresa: com os consumidores, parceiros e colaboradores. Além dos teasers, todos os materiais de fim de ano para o mercado e público interno já contaram com a assinatura “Faz como ninguém faz!”
“Nosso objetivo é exaltar uma das características do catarinense: de ser um povo de ação, que não se acomoda. Todos os dias, entramos na casa de milhões de lares levando conteúdo de qualidade por meio do jornalismo, do entretenimento e das produções comerciais, e esse público sabe que ninguém faz melhor do que nós, os catarinenses, porque nos empenhamos neste propósito. Este movimento é a reafirmação de uma de nossas premissas, que contribui com o todo o mercado e também com a auto-estima dos nossos profissionais, que fazem como ninguém faz”, afirma Mário Neves, presidente da NSC.
Nossa Santa Catarina
Ao adotar Santa Catarina na nome da empresa, a NSC mostrou seu propósito de se engajar cada vez mais aos catarinenses. Ao intensificar essas iniciativas, a marca tem também aumentado o reconhecimento por seus movimentos que mobilizam a comunidade. Os exemplos mais recentes são “A Vida Com Vida”, com estímulo à doação de órgãos, que contribuiu para que SC voltasse a ter captações expressivas e o “#Juntos por SC”, uma série de ações para apoio à economia e aos cidadãos, neste ano tão desafiador.
DNA do Catarinense
A head de Comunicação da NSC, Romí de Liz, afirma que o movimento vai muito além da campanha, ele estará presente em todas as ações da empresa.
“Faz como ninguém faz!” retrata muito bem o espírito “beta” dos catarinenses e da NSC, de estar sempre à frente, inovando e saindo do óbvio. Esta é uma das premissas na empresa e está refletida em tudo que fazemos. Somos líderes porque não nos acomodamos. Estamos sempre atentos às pessoas e aos mercados. Estamos ressignificando nossos veículos, transformando e agregando novas formas de nos conectarmos com o público. Não importa a idade, gênero, região ou classe social, estaremos na jornada de consumo de conteúdo dos catarinenses”, analisa Romí.
O modelo de inovação está presente em todas as ações da NSC e é ainda mais latente no momento em que grande parte das empresas está precisando se ressignificar. A tevê tem sido um veículo cada vez mais ativo de vendas; assim como as rádios. Modelos de atuação no mercado, com projetos exclusivos e disruptivos são constantes e o NSC Lab tem exercido papel de destaque ao agregar novas soluções aliadas à tecnologia.
A campanha
Criada e desenvolvida pela agência Fante, a campanha tem uma narrativa dinâmica, com tons fortes, sem abandonar o propósito da marca. O desafio de fazer algo diferente das campanhas convencionais, com uma batida mais conceitual, foi apresentado à agência em agosto e, desde lá, o conceito foi sendo lapidado até chegar ao efeito desejado.
“É um conceito para tirar todo mundo da zona de conforto. Nossa Santa Catarina faz como ninguém faz convida as pessoas a refletirem. O que você faz como ninguém faz? Como você está fazendo a diferença para Santa Catarina? É um mantra na empresa pensar em como a gente está fazendo a diferença para os nossos parceiros, para a nossa audiência, internamente. Ela e uma campanha que traz muito forte o ato de fazer, de colocar a mão na massa _ define Gustavo Teixeira, gerente de marketing.
A partir deste primeiro dia de 2021, o movimento “Faz como ninguém faz!” estará presente em todo o Estado reafirmando o propósito da NSC – a Nossa Santa Catarina – de produzir conteúdo que gere valor para a sociedade catarinense.
Manifesto
Ficha técnica
Agência: Fante
Direção de Criação: Rivadávia Coura e Gustavo Ávila
Direção de arte: Rivadávia Coura
Redação: Gustavo Ávila
Finalização: Breithner Monteiro
Pesquisa de imagens: Rogério Bueno
Produção de Áudio: Sonic Backyard
Aprovação: Mário Neves, Romí de Liz e Gustavo Teixeira