A Kantar IBOPE Media lançou a edição de maio de seu estudo mensal Data Stories (confira aqui). O conteúdo temático aborda os desafios encontrados pelas marcas para comunicar ao seu público-alvo nas diferentes campanhas cross mídia, além de analisar o impacto da atenção e também a falta dela para a publicidade.
Os resultados da pesquisa apontam que a tendência é que haja um aumento no consumo de mídias: mais tempo e em mais lugares. Já que o acesso à informação nunca foi tão fácil e estabelecer fronteiras entre diferentes mídias, quando essas se complementam entre si, fica mais difícil.
De acordo com o estudo, em 5 anos o percentual de pessoas que sempre prestam atenção à publicidade caiu 16%.
“Não à toa, houve um aumento considerável de marcas anunciantes nos últimos quatro anos: de 82.147 em 2017 para 95.295 em 2020. Porém, a capacidade de assimilar conteúdo não acompanha essa produção. Conquistar o olhar do público é um desejo para marcas e produtores de conteúdo”, explica Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media.
O Data Stories mostra também que as pessoas estão buscando mais fontes de informação antes de realizar uma compra, em média 2,4 fontes. Em 2016 a média era 2,2.
“Em um cenário amplo de informação e mídia, marcas e anunciantes precisam se atentar a alguns pontos-chave para conquistar a atenção do consumidor: contexto no qual a publicidade é exibida; eficácia da mensagem passada, para que não seja muito repetitiva; e resiliência para gerar interesse nos consumidores após contato com as informações sobre a marca”, comenta Adriana.