Estudante de Cinema da Unisul é a única catarinense selecionada em concurso dos EUA

08 de Fevereiro de 2019

Ao total são cinco finalistas Brasileiros

A estudante de Cinema da Unisul, Maíra Laise da Silva Linhares, está entre as finalistas do concurso que seleciona um candidato para especializar-se nos estúdios de Hollywood, EUA. Ao concorrer com o curta-metragem “Espectroom” no Festival Acadêmico de Cine Universitário Internacional (FACIUNI), Maíra foi selecionada pelo conteúdo avançado e agora só precisa de votos para entrar no maior centro cinematográfico do mundo. Para votar na estudante catarinense, basta acessar o site do Faciuni  e para assistir ao curta-metragem. Além da bolsa de estudos, que lhe dará o direito de aprimorar seus conhecimentos na University of Southern California School of Cinematic Arts, Maíra, se for a selecionada, ganhará o certificado em barra de ouro.

O curta

‘Espectroom’ é uma ficção científica, com duração de 10 min e 38seg, ambientado em um futuro pós-apocalíptico, onde a protagonista Doutora Eliza é condenada a passar pelo procedimento de “contenção”, ou seja, ter a sua consciência transferida para um robô.

Para Maíra Linhares, chegar até aqui compensa todo o esforço para realizar esse curta metragem. “Ter a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudos em uma das mais renomadas universidades de Los Angeles, a University of Southern California School of Cinematic Arts, com um curta de ficção científica me dá mais entusiasmo e vontade de fazer aquilo que amo e acredito. Minha paixão por ficção científica vem desde criança. Cresci assistindo Star Trekk, Star Wars, Alien entre outros filmes do gênero, com meus pais. Além de ser uma homenagem aos diretores que me inspiram, escolhi fazer cinema de ficção científica porque faz parte de quem eu sou hoje”, ressalta Maíra.

De acordo com a coordenadora do Curso de Cinema da Unisul, Mara Salla, é um orgulho para Universidade ter a Maíra participando de um festival deste porte. O curso está sendo motivo de orgulho para todos os catarinenses, pois além de estar sempre envolvido nos melhores festivais nacionais e internacionais, leva o selo de 2º melhor curso do Brasil, de acordo com o INEP e também é conceito 5 no Enade.

Votação

A votação para o filme está aberta e vai até o dia 15 de fevereiro, no site do Faciuni. Importante ressaltar que vale apenas um voto por pessoa.

Resultado

Ao ser anunciado como curta vencedor, serão premiados o estudante, com uma bolsa de estudos, e o curso de Cinema, com o Certificado de Barra de Ouro no valor de R$ 10 mil para a aquisição de equipamentos ou outros investimentos relevantes.

Festival de Cinema

O concurso de Curtas Faciuni Bolsas, promovido pela SKY, oferece bolsa de estudos para um curso de produção de cinema que inclui a matéria de negócios de cinema, do Curso de Verão da University of Southern California School of Cinematic Arts (USC), em Los Angeles, Califórnia, com duração aproximada de três meses. A USC é uma das instituições mais prestigiadas dos Estados Unidos.

Assista ao curta abaixo: