ENTREVISTA | Renata Simões de Aguiar, Senior Manager of Creative Content da Getty Images

02 de Abril de 2019

70% das mulheres não se sentem representadas pelas imagens que veem todos os dias na mídia e na publicidade

Foto: Getty Images

Na semana passada o AcontecendoAqui publicou uma matéria sobre o lançamento do banco de imagens da DOVE com fotos de mulheres "de verdade". O estudo que embasa o projeto "Show Us" revela que 70% das mulheres não se sentem representadas pelas imagens que veem todos os dias na mídia e na publicidade.
O AcontecendoAqui foi buscar um pouco mais de informação sobre o assunto e compartilha com seus leitores a seguir uma pequena entrevista.
A primeira foi respondida por um profisional de marketing da Dove e as demais por Renata Simões de Aguiar, Senior Manager of Creative Content da Getty Images. Confira:

AcontecendoAqui - Dove é vencedora em vários festivais internacionais por suas campanhas utilizando o tema "a real beleza da mulher". Essa campanha não está fora daquele contexto?

Dove - Somos uma marca de beleza que sempre se empenhou em ampliar a visão da beleza para além dos estereótipos em nossas campanhas. A visão aspiracional da Dove é que todas as mulheres celebrem sua beleza individual. Acreditamos em encorajar as mulheres para serem elas mesmas de todo o coração e alegremente. Provamos repetidamente que essa visão é algo que as mulheres aspiram. Ao criar o banco de imagens de acesso público do Projeto #ShowUs, com imagens diversas de mulheres e indivíduos não-binários - e sem qualquer distorção ou retoque digital - nosso objetivo é transformar a forma como as mulheres são representadas nosso objetivo é transformar a forma como as mulheres são representadas em todo o mundo. Acreditamos que essa mudança é necessária e estamos no momento certo para mudar o panorama da beleza para sempre.  

AcontecendoAqui - Qual o perfil das mulheres e a predominância geográfica no trabalho da Getty nesse trabalho?

Renata Simões de Aguiar - O projeto #ShowUs é a maior biblioteca de fotos do mundo criada pela Dove, Getty Images, Girlgaze e mulheres e indivíduos não binários em todo o mundo. Sua ambição é quebrar estereótipos de beleza mostrando as mulheres como elas são, não como os outros acreditam que deveriam ser. A coleção foi lançada com mais de 5000 imagens fotografadas  por 116 fotógrafas de Girlgaze; representando uma comunidade global diversificada de mulheres, fotógrafos não-binários e de identificação feminina e apresenta 179 indivíduos de 39 países até agora, mostrando uma representação mais autêntica, local e inclusiva da beleza. Cada imagem é aprovada e tem as palavras-chaves escolhidas pela pessoa  em destaque, fiel ao ambiente em que vive,, permitindo-lhes definir sua própria beleza em sua própria língua, em seus próprios termos, garantindo que elas se sintam realisticamente representadas.

AcontecendoAqui - O que motivou a criação desse projeto?

Renata Simões de Aguiar - Esta é uma coleção em crescimento e a Getty Images continuará a fazer parceria com sua rede de fotógrafos para continuar a construir esse conteúdo para os nossos quase um milhão de clientes. A Getty Images atende a clientes criativos, empresariais e de mídia em quase todos os países do mundo e é o primeiro lugar onde as pessoas recorrem para descobrir, comprar e compartilhar conteúdo poderoso - e queremos que as imagens #ShowUs façam parte disso. Sermos vistos, licenciados e baixados o máximo possível para alcançar nossa ambição de quebrar os estereótipos de beleza, mostrando as mulheres como elas são, não como os outros acreditam que deveriam ser.

AcontecendoAqui - Quem selecionou as imagens que compõem o Banco de Imagens do Show US?

Renata Simões de Aguiar - Acreditamos que mais diversidade por trás da câmera resultará em mais diversidade na frente da câmera. Assim, para esse projeto específico, fizemos uma parceria com a Girlgaze - uma rede de 200.000 criativos diversos e inclusivos de identificação feminina e indivíduos não-binários - para criar imagens para o Projeto #ShowUs. Usamos o olhar feminino para criar um novo padrão de representação autêntica em nossa biblioteca de fotos e quebrar estereótipos de beleza. Composta por imagens de mais de 100 ensaios fotográficos usando fotógrafas da Girlgaze, as imagens são todas novas e se somam à oferta abrangente da Getty Images.  

AcontecendoAqui - As imagens nessa campanha publicitária da DOVE serão selecionadas de acordo com o biotipo predominante em cada região?

Renata Simões de Aguiar - Todas as fotógrafas tiveram que escolher com quem queriam trabalhar, mas as mulheres tinham que ser mulheres de verdade (isto é, não eram modelos profissionais). Todos os indivíduos apresentados desafiam os estereótipos comuns de beleza, muitas vezes retratados pela mídia em seu mercado local, e provamos repetidamente que essa visão é de fato algo a que as mulheres aspiram. Mas este é apenas o começo e sabemos que temos mais a fazer.