Entenda como a GEICO se tornou uma das marcas mais seguidas no YouTube

22 de Julho de 2021

Executivos das empresas mostram como conseguiram inovar com publicidade na plataforma

Poucos podem ostentar o sucesso de uma relação agência-cliente como a GEICO e a Agência Martin. Sua parceria de longa data produziu alguns dos personagens mais memoráveis, e campanhas de sucesso que a indústria publicitária já viu.

O diretor criativo e de contas do Grupo SVP Matt Mattox e o Diretor de Criação Danny Robinson revelam sua abordagem única para a marca da GEICO, e como eles continuam a inovar no YouTube — tendo acumulado quase 2 milhões de seguidores e 140 milhões de visualizações no canal da GEICO.

 

Não restrinja a marca

As diretrizes da marca são uma ferramenta útil para clientes e fabricantes criativos; ajudando a manter um tom de voz consistente em todas as comunicações. Mas, às vezes, diretrizes rígidas se tornam uma barreira para novas oportunidades.

Mattox explica; "Nossa visão da marca GEICO é que é mais um animal selvagem que você aprecia, e você entende, e que você interage. Por causa disso, não dizemos à marca o que ela é.

Ao entender coletivamente a marca como um "sentimento" e não abotoar as diretrizes, a agência evita desligar conceitos muito cedo. Isso dá à equipe mais tempo para explorar e desenvolver ideias, antes de decidir se elas são ou não adequadas para o GEICO.

 

Especificidade desbloqueia criatividade

Ao trabalhar em um briefing, considerar a singularidade do produto é um ponto de partida padrão, mas há mais territórios para desbloquear quando você aproveita a singularidade do seu meio.

Ao trabalhar as especificidades do YouTube na ideia criativa, Mattox descreve a abordagem da GEICO. "O YouTube tem muitos recantos e fendas diferentes para brincar - todas essas são oportunidades para surpreender e se deliciar. Para a GEICO, trata-se de encontrar alguns desses lugares que as pessoas ignoram ou nem sempre se importam, porque essas são oportunidades de surpresa." Com uma nova perspectiva, os canais no briefing tornam-se tão férteis para o pensamento criativo quanto uma proposta poderosa.

 

Entretenimento é tudo

Além de uma mensagem sucintamente entregue, as marcas podem encontrar valor adicional na construção de uma audiência, e o entretenimento é a chave para desbloquear essa oportunidade.

Williams explica: "Nossa abordagem específica para o YouTube é usar todas as ferramentas à nossa disposição para entreter e colocar as pessoas em nossa propriedade."

Usando todas as táticas, desde animais falantes, até sequelas e reviravoltas inesperadas, a GEICO não só criou publicidade memorável, mas um público que espera antecipadamente pelo próximo anúncio.

Aperfeiçoar o formato e pregar os meandros do tom da GEICO são alguns dos marcos que a marca e a agência alcançaram em sua jornada para dominar o YouTube.

Como destaca Williams, "nenhum anúncio vai fazer ou quebrar a marca". A equipe tem grande liberdade para experimentar coisas novas no YouTube — não apenas tornando-se um ambiente rico para crescer a marca GEICO, mas uma casa inestimável para milhões de espectadores preparados.

 

Texto oriundo de Think With Google.

Notícias Relacionadas