É alto o número de anunciantes que pensam em mudar de agência nos próximos meses

14 de Abril de 2021

12% das agências dizem que os pedidos dos anunciantes frequentemente excedem os orçamentos definidos

Imagem de Paul Henri Degrande por Pixabay
 

A terceira pesquisa anual de relacionamento com marketing da empresa, publicada hoje pelo ADAGE, buscou informações de mais de 300 profissionais de marketing das principais marcas e agências, com a maioria dos entrevistados em cada grupo se identificando como executivos executivos ou outros funcionários de alto nível. 

Os participantes da pesquisa vêm de uma ampla gama de marcas, incluindo IBM, WarnerMedia, Duracell, Bojangles e Hunter Boot, enquanto os entrevistados da agência incluem executivos e funcionários de Morrison, Modo, Razorfish do Publicis Groupe e outros.

Descoberta mais surpreendente do estudo 2021 é que 30% dos anunciantes dizem que são pelo menos um pouco provável que mudarão de agência dentro dos próximos seis meses, coroando o que pode ser o fim de uma época tumultuada no relacionamento agência-cliente. (O estudo de relacionamento de marketing de 2020 da Setup, publicado antes do surto global de COVID-19, encontrou um número semelhante de marcas que planejavam “revisar suas agências parceiras nos próximos três meses”.)

“Encurtamos nossos ciclos de planejamento para girar rapidamente para se ajustar às condições dinâmicas. Com isso, também continuamos a reavaliar nossas parcerias com agências para garantir que permaneçamos ágeis ”, disse Katie Kirschner, vice-presidente de marca, conteúdo e marketing digital da empresa de software de ponto de venda NCR. Atender às demandas dos clientes “é possível trabalhando com agências parceiras confiáveis”, acrescenta ela.

Talvez o que contribui para a instabilidade de alguns relacionamentos agência-marca seja a falta de transparência e comunicação; ambas as partes concordam que ser claro um com o outro é fundamental, de acordo com a pesquisa, que revelou que 65% dos profissionais de marketing do lado da marca e 56% dos profissionais de marketing desejam melhorar a comunicação em seus relacionamentos profissionais.

 

Mais por menos
O relatório da Setup também descobriu que atribuir falhas e medir expectativas pode ser uma questão de ele-disse-ela-disse, com 13% das marcas dizendo que gostariam de ver "mais valor" de suas agências por menos dinheiro, enquanto 12% das agências dizem que os pedidos de marca frequentemente excedem os orçamentos definidos.

“É essencial formar parcerias genuínas com os clientes”, diz David Mullen, presidente da premiada pequena agência The Variable. “Isso significa construir uma base sólida baseada no entendimento mútuo, boa vontade e linhas de comunicação abertas. Nossa agência continua bem-sucedida porque priorizamos a transparência para garantir que superemos as expectativas e alcancemos resultados excepcionais para nossos clientes. ”

Relacionamento duradouro
A base de qualquer negócio forte entre agência e cliente é a química mútua, de acordo com a pesquisa da Setup, com 90% das agências e 92% das marcas classificando-o como o fator mais importante na construção de um relacionamento criativo. A química ultrapassou outras considerações de alto escalão, incluindo compreensão da indústria, profissionalismo e criatividade geral para chegar ao primeiro lugar - um aumento significativo a partir de 2020, quando a Pesquisa de Relacionamento de Marketing descobriu que a química foi classificada em quarto lugar mais importante no geral.

Oriundo do AdAge - texto de Ethan Jakob Craft

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