Donald Trump continua querendo cercar os EUA e campanha da AeroMéxico viraliza na internet

25 de Janeiro de 2019

Ação aborda a participação mexicana na constituição do povo americano

Nos últimos dias, as redes sociais foram tomadas por uma campanha da AeroMéxico que parecia ser uma resposta aos mais recentes acontecimentos em torno do projeto do presidente americano Donald Trump de construir um muro na fronteira entre EUA e México. E pode parecer loucura, mas ele está mesmo determinado a implantar essa ideia – que depende de um investimento de US$ 5,7 bilhões – o acabou por provocar uma paralisação no governo (ou “shutdown”, em inglês). Isso porque o presidente não quis aprovar parte do orçamento nacional devido à ausência dessa verba para o muro (os democratas se recusam a incluir esse montante). Com esse imbróglio, agências federais estão paradas há mais de um mês e funcionários estão sem receber.

Diante disso, a campanha da AeroMéxico“DNA Discounts”, viralizou já que joga luzes sobre a participação mexicana na constituição do povo americano. O que aconteceu muito tardiamente porque a campanha foi lançada no YouTube em junho e foi premiada na Colômbia, no El Dorado Fest, em novembro (Ouro em Promo & Activation e Prata em Creative E-Commerce ). Até então sem a repercussão internacional massiva que teve recentemente.

A campanha

A campanha foi criada na Colômbia pela Ogilvy Latin American – que está baseado em Bogotá – e foi executada junto com a Ogilvy México. Foi deslocada uma equipe para ir até a cidade de Wharton, no Texas. Moradores foram entrevistados para saber se gostariam de conhecer o México. As respostas foram negativas. Essas pessoas foram submetidas a testes de DNA para avaliar se tinham ascendência mexicana. O valor em percentual dessa origem se transformava em desconto para passagens para visitar o país. Ante o bônus, o desejo dos entrevistados de conhecer o destino mudou.

César Agost Carreño, CEO & CCO da Ogilvy México, contou para AdLatina que jamais pensaram que a campanha iria viralizar tanto. “Superou as expectativas mais otimistas”, disse.

Com o clima político elevado pelos últimos rumos do governo Trump, poderia se esperar que o vídeo voltasse a ser compartilhado, como dito acima. Mas há mais um elemento a entrar nessa história, aponta a Adweek. No dia 9 de janeiro, a rede Ogilvy compartilhou o case study em seus canais de forma global. De acordo com Adweek, são cerca de 300 mil seguidores no Twitter e 430 mil fãs no Facebook. O WPP, grupo do qual a Ogilvy faz parte, também tratou de espalhar a campanha.

Confira o vídeo da ação:

 

 

Matéria publicada originalmente no portal Clube de Criação