Publicidade
Dezoito tiros, ouro, prata e bronze.
09 de Janeiro de 2015

Dezoito tiros, ouro, prata e bronze.

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

No mês passado participei, na condição de jurado, da última sessão de 2014 do Tribunal do Júri. Como se sabe, jurados são cidadãos escolhidos por sorteio, que servem como juízes de fato no julgamento de um crime contra a vida. Era para isso que estávamos ali, julgando três acusados de executar um indivíduo com 18 tiros, numa disputa por ponto de venda de drogas.

Nada muito diferente do que ocorre todos os dias, numa rotina banalizada, que nem merece atenção da imprensa, a menos que se revista de circunstâncias especiais, o que não era o caso. Numa comunidade violenta, alguém se arriscou confrontando o chefe do pedaço e foi eliminado.

Publicidade

Dito assim, não impressiona. Mas estar ali, ouvindo as minúcias do crime, conhecendo como vivem e convivem os membros da comunidade, olhando para as pessoas em carne e osso e não fotos num jornal, isso impressiona.

Estou mencionando esse fato para poder destacar o que tanto o promotor como a defesa enfatizaram: os jurados representam a sociedade e são escolhidos por sua ilibada reputação.

Ora, um júri também pode se referir a qualquer agrupamento de indivíduos que tem como objetivo julgar concursos ou escolher candidatos. E foi nessa circunstância que, dias depois, me vi envolvido, presenciando um segundo júri.

Tudo diferente, uma passagem do inferno para o paraíso.

Participei, agora sem direito a voto, do julgamento do Prêmio Colunistas. Estávamos ali, Emílio Cerri, Chico Socorro e eu, como observadores no momento mais importante do evento, quando se concederam ouro, prata e bronze nas várias categorias, além dos prêmios especiais. Tudo transcorreu num clima elevado, onde, diferentemente de um júri popular onde não há comunicação entre jurados, aqui eles puderam opinar, falar e comentar, até chegarem ao consenso, num trabalho exemplar de dedicação e transparência.

Parafraseando advogados e promotor, neste segundo julgamento os jurados representaram o mercado e foram escolhidos por sua ilibada reputação. Definição que ficou expressivamente demonstrada naquela manhã memorável e gratificante.

Por isso, na festa de entrega dos prêmios, vamos todos comemorar não só o mérito dos escolhidos, como o bem sucedido exercício dos julgadores.

Publicidade
Publicidade