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Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor multa McDonald’s em R$ 6 milhões por publicidade em escolas
15 de Outubro de 2018

Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor multa McDonald’s em R$ 6 milhões por publicidade em escolas

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Chegou ao fim o processo iniciado em 2013 que denunciava o McDonald’s por publicidade abusiva em escolas. De acordo com o AdNews, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), vinculado ao Ministério de Justiça, multou a empresa Arcos Dourados Comércio de Alimentos Ltda (McDonald’s), em seis milhões de reais, por uma denúncia do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana.

Em um levantamento feito na época pelo programa, foi constatado que em apenas dois meses, a empresa realizou mais de 60 apresentações do ‘Show do Ronald McDonald‘ em escolas de educação infantil e creches de diversos estados do país.

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A multa, segundo a coordenadora do Criança e Consumo, Ekaterine Karageorgiadis, é o maior valor já aplicado em um caso de publicidade infantil. “É fundamental que as crianças sejam protegidas contra ações publicitárias ilegais, inclusive – e especialmente – dentro do ambiente escolar, um espaço de desenvolvimento que não deve sofrer interferência de marcas e produtos. É, sem dúvida, uma importante vitória para a infância brasileira e nós comemoramos a atuação do DPDC em defesa dos direitos das crianças”, reforçou.

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