Danone passa a fazer parte do Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças

25 de Novembro de 2020

Empresa terá suas campanhas publicitárias verificadas por auditoria independente a partir de 2021

Foto de Ksenia Chernaya no Pexels

A Danone, multinacional de produtos alimentares com foco em saúde, anuncia sua inclusão ao Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças. A iniciativa, voluntária, busca ampliar o papel da indústria na política de marketing e publicidade responsável para crianças e a conscientização das marcas a partir da limitação do perfil nutricional dos produtos e da composição da audiência, não podendo realizar publicidade de produtos para menores de 12 anos. Como o processo de verificação de 2020 está em curso, as ações publicitárias da Danone serão avaliadas a partir de 2021.

Nesse sentido, o acordo passa a contar com 14 signatários: Ambev, Coca-Cola Brasil, Danone, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Grupo Heineken, Kellogg, Mars, McDonald’s, Mondelez, Nestlé, PepsiCo e Unilever. As empresas têm seus anúncios verificados nas férias de janeiro, Páscoa, Dia das Crianças e Natal, períodos que há maior exposição das marcas de produtos para o público infantil, em quatro categorias de mídia: Internet (sites e mídias das marcas e de seus produtos, redes sociais de influenciadores mirins e sites de conteúdo direcionado ao público infantil); Televisão (aberta e fechada); Cinema; e Outras Mídias (DVDs, marketing direto, jogos interativos, outdoor marketing e marketing móvel, além de SMS).

A aferição da aderência das marcas ao Compromisso é realizada a partir da análise dos planos de mídia das companhias e de evidências, além de contar com o apoio de uma ferramenta de inteligência artificial - KPtura -, especialmente desenvolvida para a identificação de anúncios destinados ao público infantil na internet, em sites e redes sociais.

"O uso de uma ferramenta inteligente é especialmente importante no universo online, pois sabemos que o controle do acesso de crianças aos conteúdos não é tão simples", afirma o sócio da KPMG, Lucio Anacleto.

O relatório completo de verificação de aderência, bem como mais detalhes sobre a iniciativa estão disponíveis no site.

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