Conheça o streaming da F.Biz para o Instituto Maria da Penha

24 de Agosto de 2020

Açao ajuda a identificar os tipos de violência contra a mulher

 

A plataforma 180Play reúne cenas de séries, filmes e novelas como
meio de conscientização sobre as cinco formas de violência doméstica e
familiar. Iniciativa conta com o apoio institucional da ONU Mulheres Brasil.

 

 
A Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006) está celebrando 14 anos. Considerada pela ONU uma das três mais avançadas do mundo na defesa dos direitos das mulheres, a lei vai além da responsabilização dos agressores e traz em seu texto outros dispositivos, como a definição dos cinco tipos de violência: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual.

Seja na vida real ou na ficção, milhares de pessoas presenciam atos de violência doméstica todos os dias, mas nem sempre conseguem identificá-los. Apesar de saberem da existência da lei,1  68% das mulheres alegam conhecê-la pouco e 11% delas afirmam não conhecer nada.2  Diante disso, a F.biz criou para o Instituto Maria da Penha o “180Play – um novo jeito de ver séries, filmes e novelas”. Aproveitando o crescimento do consumo dos streamings, essa plataforma gratuita utiliza cenas de inúmeras obras para exemplificar todas as formas de violência doméstica previstas na lei. “Como demonstrava Hannah Arendt, a cultura popular pode incentivar involuntariamente comportamentos censuráveis e graves, porque banaliza situações mesmo quando tenta denunciá-las. O objetivo desse trabalho foi o de apontar, com didatismo por meio de uma seleção de cenas de filmes, séries e novelas, diversos tipos de agressão contra a mulher e, assim, alertar a todos – principalmente às vítimas – sobre a importância da denúncia contra os agressores”, afirma Fernand Alphen, co-CEO da F.biz.   

Para Conceição de Maria, cofundadora e superintendente-geral do IMP, “A informação é uma grande aliada na prevenção e combate à violência doméstica, além de ajudar a desnaturalizar as formas de violência contra as mulheres. Por isso, é fundamental ampliar o acesso à Lei Maria da Penha, sobretudo nesse contexto de isolamento social, em que o número de casos aumentou de maneira significativa. Reconhecer que está em uma situação de violência é um passo importante para a mulher buscar ajuda e quebrar o ciclo da violência”.

Interação
Depois de acessar as informações sobre o assunto, o usuário ou a usuária ainda pode realizar denúncias dentro do próprio ambiente do site: basta clicar no link e ligar para o número 180.

Além disso, a iniciativa conta com o importante apoio institucional da ONU Mulheres. “A violência contra as mulheres e meninas é uma grave violação dos direitos humanos e nos chama a inovar para exemplificar as suas distintas formas de manifestação e enfrentamento. As artes – e aqui, especificamente, o audiovisual – são uma importante ferramenta para promover a sensibilização e o engajamento de um público mais abrangente sobre o tema e ampliar o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e seus respectivos mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar”, diz Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres Brasil.
 
Cenas de impacto
Durante o desenvolvimento da plataforma, foram tomados todos os cuidados necessários para garantir os direitos autorais e de personalidade, incluindo também a classificação indicativa dos conteúdos. As cenas utilizadas no 180Play não representam opiniões ou ações dos criadores, atores ou pessoas nelas retratadas, bem como não relacionam esses conteúdos a qualquer tipo de apologia à violência. 

 

Ficha técnica
Anunciante: Instituto Maria da Penha
Produto:Institucional
Título: 180 Play
Agência: F.biz
Co-CEO: Fernand Alphen
CCO Adriano Alarcon
Diretora de Conteúdo: Fernanda Fontes
Criação:Paula Lopes, Romulo Caballero e Thiago Monteiro
Colaboração Criativa: Fabio Astolpho, Erich Moreira e Marcus Mesquita
Conteúdo: Daniele Rodrigues e Giulia Perrone
Curadoria de Cenas e Obras: Eliane Arakaki e Renata Garcia
RTVC/Artbuyer: Viviane Guedes e Bruna Rocha
Motion: Wesley Martins
Tecnologia: Renato Inamine, Matheus Ferreira, Gilson Nakazato e Adriano Enache
UX/ Design:Daniele Pereira
CMO:Carolina Buzetto
Mídia: Eduardo Couto, Damares Pereira, Gabriel Castro e Luísa Carbonell
Analytics:Amanda Gasperini, Guilherme Paiola e Mariana Marques
COO: Juliana Vilhena Nascimento
Negócios: Monica Gelbecke e Camilla Biltoveni
Revisão: Eliane Arakaki, Renata Garcia, Ana Zolin e Victoria Santelo
Tradução: Renata Garcia
PR: Maria Fernanda Malozzi
Montagem: Theo Araújo
Fotografia: Jo/Mo
Produtora de Som: Satelite Audio
Atendimento Produtora de Som: Renata Costa e Nicole Bonnet
Produção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Daniel Iasbeck, Hurso Ambrifi, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Helton Oliveira e Ian Sierra
Mixagem e Finalização: Isadora Penna, Carla Cornea e Renan Marques
Coordenação::Ana Cordeiro e Larissa Costa
Aprovação ONU: Anastasia Divinskaya, Adriana Carvalho, Raquel Grisotto e Ana Carolina Querino
 Aprovação Instituto Maria da Penha: Maria da Penha e Conceição de Maria

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