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Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças no Brasil é assumido por empresas de alimentos e bebidas não alcoólicas
13 de Dezembro de 2016

Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças no Brasil é assumido por empresas de alimentos e bebidas não alcoólicas

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Onze empresas globais de alimentos e bebidas não alcoólicas se uniram em um objetivo: o Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças – diretrizes de comunicação que apresentam avanços no monitoramento e na padronização dos critérios nutricionais dos produtos comercializados para o público menor de 12 anos de idade. 

A iniciativa voluntária, que tem como integrantes Coca-Cola Brasil, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Kellogg, Mars, McDonald’s, Mondelez, Nestlé, PepsiCo e Unilever, determina que as empresas participantes somente poderão anunciar produtos para crianças menores de 12 anos de idade se estes atenderem aos critérios nutricionais unificados para todo o grupo e definidos de acordo com orientações internacionais.

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O Compromisso faz referência à Política Global de Comunicação de Marketing para Crianças da International Food & Beverage Alliance – IFBA, adotada pela primeira vez em 2009 – e atualizada em 2014, e apresenta inovações em relação às diretrizes anteriores. A primeira corresponde ao alinhamento e padronização dos critérios nutricionais do Brasil, que passarão a ser seguidos por todas as empresas a partir de 1º de janeiro de 2017, considerando um período de adaptação até 31 de dezembro do mesmo ano. Outra novidade é o monitoramento e auditoria da KPMG sobre a veiculação de publicidade que as empresas realizarão anualmente, dando ênfase nas principais datas comerciais para o público infantil (Natal, férias de janeiro, Páscoa e Dia das Crianças). Haverá, ainda, aumento da restrição de audiência de público infantil. A nova diretriz estabelece que audiências infantis são aquelas cujo público é composto por 35% ou mais de crianças abaixo de 12 anos. O critério anterior era de 50% ou mais.

Além destas medidas, cada empresa pode manter e/ou adotar critérios de publicidade infantil que vão além destes estabelecidos neste compromisso. Adicionalmente, as participantes reforçam o compromisso de não realizar comunicações de marketing de produto em escolas em que prevaleçam crianças desta faixa etária, exceto se solicitado ou acordado com a administração da escola exclusivamente para fins educacionais específicos. 

Abrangência do compromisso:

Televisão aberta e fechada;

Rádio;

Jornais;

Cinema;

Publicidade online (incluindo sites e conteúdo controlado pela empresa nas mídias sociais);

DVDs;

Marketing direto;

Inserção de produtos em programas e conteúdo de TV e cinema (merchandising);

Jogos interativos;

Outdoor marketing e marketing móvel;

SMS.

Para reforçar a transparência desta iniciativa e prestar contas sobre as práticas de publicidade das empresas participantes, serão divulgados relatórios anuais trazendo o monitoramento interno e externo de anúncios e campanhas publicitárias realizadas durante o período determinado. 

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