Como criar anúncios de TV com impacto emocional

14 de Fevereiro de 2020

Eficácia a longo prazo vs a curto prazo. Eficácia da TV. Emoção. 

 

O objetivo da marca, o foco na vida familiar e o uso de ativos de marketing estabelecidos foram apenas algumas das principais características dos anúncios de TV que tiveram o maior impacto emocional em 2019, de acordo com um estudo da empresa de pesquisa System1.

Essas idéias surgiram da mais recente "FeelMore50", uma lista anual dos spots mais eficazes compilados pelo System1, e baseia-se na aplicação de seu sistema de teste de anúncios a comerciais de TV nos EUA e no Reino Unido.

Sua metodologia rastreia a resposta emocional dos consumidores aos anúncios, mostrando cada local a um painel de usuários da web e produz uma previsão de crescimento a longo prazo, que informa o "FeelMore50" e uma pontuação de "pico" de curto prazo.

Karen Wolfe, diretora comercial da System1, sugeriu em um evento em Nova York que o debate sobre o objetivo da marca havia testemunhado "refluxos e fluxos" nos últimos anos, mas observou que o "FeelMore50" continha vários anúncios que empregavam essa abordagem.

Um caso em questão foi o anúncio da Microsoft do Super Bowl de 2019 que promoveu o controle adaptativo para seu console Xbox, um produto que facilita para pessoas com várias deficiências para jogar jogos.

“Há um arco de história muito forte e um sentimento de felicidade quando você assiste ao anúncio. É um assunto sério, mas evoca tanta felicidade e alegria, e termina de uma maneira tão alegre ”, disse Wolfe.

Outro ponto forte do anúncio, ela continuou, foi o fato de que "ele se baseia em conexões familiares" - uma característica de vários outros comerciais de melhor desempenho no "FeelMore50" também.

A Werther's Original, a marca de doces, também aproveitou esse terreno emocional com um ponto que cobria todas as características da vida familiar feliz - de animais de estimação brincalhões a crianças sorridentes.

A Comcast, o grupo de mídia, obteve um resultado semelhante com um ponto nostálgico estrelado pelo personagem ET do icônico filme dos anos 80 - e dirigiu o mesmo lugar para duas marcas, na forma de Xfinity nos EUA e Sky no Reino Unido.

Uma outra característica exibida por muitos dos melhores anúncios foi o uso de "dispositivos fluentes", que é o nome do System1 para ativos de marca de longa data, como mascotes, logotipos e slogans.

A Coca-Cola e a Honey Nut Cheerios registraram fortes classificações por estrelas para anúncios a esse respeito e resistiram a uma tendência mais ampla do setor, que registrou um declínio no uso de dispositivos fluentes ao longo do tempo.

O problema com a demissão de ativos estabelecidos? "Eles trabalham", disse Wolfe. “Eles são super eficazes. Imediatamente, as pessoas sabem para que serve o anúncio e, em seguida, isso permite que elas sejam atraídas. ” Oriundo do Warc.

 

 

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