Publicidade
Com campanha #MelhorDoar, Exército de Salvação passa a aceitar vídeos do Youtube como doação
09 de Abril de 2019

Com campanha #MelhorDoar, Exército de Salvação passa a aceitar vídeos do Youtube como doação

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Além de roupas, mobiliário e dinheiro, o Exército de Salvação passou a aceitar também vídeos do YouTube como doação. Isso mesmo. Por meio da ação #melhordoar, Youtubers podem doar seus vídeos que não usam mais para a instituição, que atua em 126 países promovendo um trabalho social bastante diversificado. O primeiro a abraçar a novidade foi o canal Porta dos Fundos (15,6 milhões inscritos). Agora, Maurício Meirelles (3,42 milhões), Jovem Nerd (2,3 milhões), Nerdologia (2,34 milhões), O Primo Rico (2,1 milhões), Cozinha do Bom Gosto (805 mil), entre outros, também aderiram à campanha, somando uma audiência de mais de 23 milhões de pessoas para a instituição só no YouTube.

A ação foi criada pela WMcCann, que procurou o Google para verificar a viabilidade da iniciativa. O The Zoo, time criativo do Google especializado em estratégia, tecnologia e conteúdo para comunicação digital, ofereceu uma consultoria para o projeto, de modo que ele se tornasse possível dentro da plataforma do YouTube.

Publicidade

Além disso, o projeto teve o suporte da equipe responsável pelo atendimento às agências no Google, que ajudou a coordenar o trabalho junto com a WMcCann. Vídeos no YouTube têm uma vida longa e, frequentemente, até voltam a ter picos de audiência, o que auxilia em muito a ideia em ver os vídeos como objetos que valem dinheiro e que podem ser doados. A contribuição do The Zoo foi encontrar uma forma de tornar essa doação possível e recomendar os Youtubers certos para a ação.

O projeto partiu do conceito do próprio Exército de Salvação: “Se não vai mais usar, melhor doar”. Então, nesse universo cada vez mais digital e aproveitando a forte tendência de criação de vídeos no Brasil e no mundo, por que não o Exército receber também doações de vídeos antigos? A mecânica é simples: a remuneração desses canais acontece por meio de CPM (custo por mil), que é o valor que o anunciante paga ao YouTube a cada 1 mil views monetizados de um vídeo. Com a doação pelos criadores, o valor que seria repassado pelo YouTube a eles pela exibição de publicidade nos vídeos será, a partir de agora, destinado para a instituição.

Apoio do Porta dos Fundos

Um dos maiores canais do Brasil, com mais de 15 milhões de inscritos, o Porta dos Fundos não só doou um vídeo antigo como, espontaneamente, produziu outro, falando exclusivamente sobre a ação. O objetivo foi contribuir para que houvesse ainda mais engajamento de criadores e do público, em geral, na ação. E cada vez mais canais estão dispostos a participar, seja com os vídeos antigos, seja com novos vídeos, como o Nerdologia (2,34 milhões), e o Jovem Nerd (2,3 milhões inscritos).

 

 

Publicidade
Publicidade