CENP-MEIOS divulga investimento publicitário no 1º semestre

14 de Novembro de 2019

TVs Aberta e Assinatura receberam 60% do bolo publicitário. Internet 20%

 

Nesta tarde do dia 13 de novembro foram divulgados os montantes investidos em publicidade no Brasil no primeiro semestre de 2019. O CENP- Conselho Executivo das Normas-Padrão divulga os dados dos investimentos em mídia via agências de publicidade no 1º semestre de 2019, com painel de 218 agências.

O indicador cobre cerca de 70% dos investimentos em mídia no Brasil, estimados em relação ao Monitor Evolution da Kantar Ibope Media. No ano passado, o painel reuniu informações enviadas por 78 agências. Portanto, 140 agências a mais do que no levantamento do ano passado.

 

 



 

Fonte
CENP-Meios é um sistema do CENP - Conselho Executivo das Normas-Padrão que totaliza metadados referentes a compras de mídia realizadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por período, meio (apresentados nesta publicação em ordem alfabética) ou região, não sendo obtidos pelo sistema quaisquer dados reais negociados individualmente em cada transação.

Notas gerais:
¹Investimento em Mídia referem-se aos valores Faturados pelos veículos. Para se obter o investimento total realizado pelos anunciantes basta acrescentar o valor referente ao desconto-padrão (20%) multiplicando por 1,25.

²Conheça as Agências participantes do sistema CENP-Meios - “PAINEL 2019 / JAN A JUN - 218 AGÊNCIAS”.

³Dados divulgados em novembro de 2019.

⁴Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado*” e o “Desconto-Padrão**”.

*Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, já deduzidos os descontos comerciais.

**Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação normativa é que o seu valor não seja inferior à 20%.

⁵Os dados do meio Internet estão, a partir de 2019, subdivididos em:

Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores);

Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores);

Internet-Social (quando se tratar de redes sociais);

Internet-Vídeo (quando se tratar de utilização de mensagens de vídeos);

Internet-Áudio (quando se tratar de utilização de mensagens de áudio);

Internet-Display e outros;

E os meios Jornal, Revista e TV por Assinatura, incluem investimentos nas demais plataformas destes meios. Esta deliberação foi intensamente comunicada desde maio/18 contando inclusive com apoio do Grupo de Mídia de São Paulo que preparou uma cartilha em apoio às agências.

⁶Mercado Nacional: Esta informação está relacionada aos painéis (1) JAN A JUN 2017 – 75 Agências; (2) JAN A DEZ 2017 – 75 Agências, (3) JAN A JUN 2018 – 78 AGÊNCIAS e (4) JAN A DEZ 2018 – 78 AGÊNCIAS.

⁷Neste painel são 218 Agências dos grupos 1, 2, 3, 4 e 5 (referência ao Anexo “A”), que possuem condições técnicas necessárias para implementação, com suporte das empresas de software, dentre as quais a AdSolutions, Publi, VBS, Microuniverso e IClips.

A agência Full Propaganda LTDA – ME participa com dados a partir de jun/2019;
A agência Texto e Arte Propaganda LTDA EPP – ME participa com dados a partir de abr/2019;
A agência Fullpack Comunicação LTDA participa com dados de jan a mar/2019.