Campanha do SBT do Bem traz conscientização sobre desperdício de alimentos

04 de Junho de 2020

Criação é da agência WMcCann

O SBT do Bem, frente social do SBT, apresenta uma nova campanha nesta semana. Criada pela WMcCann, o objetivo é conscientizar a população sobre o desperdício de alimentos no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (5). Um filme estrelado pelo chef Carlos Bertolazzi o retrata preparando uma receita e, durante o processo, surpreende por sempre descartar um terço dos ingredientes. Essa é a porção de toda a comida produzida no mundo que acaba na lata de lixo. (Assista abaixo)

“Estamos falando de inacreditáveis 1,3 bilhão de toneladas por ano de comida desperdiçada, segundo relatório da ONU.  É um problema global, que traz sérios impactos ambientais em toda a cadeia de produção e descarte dos alimentos. A consciência das pessoas tem que ser impactada desde o planejamento das compras, até em encontrar outras soluções de preparo para as porções não utilizadas. Queremos levar essa reflexão para os lares brasileiros através dessa campanha", declara a Head de Marketing do SBT, Priscila Stoliar.

Além do filme, serão realizadas diversas iniciativas nas redes sociais da emissora, como forma de disseminar o consumo sustentável dos alimentos. Dentre elas estão: o “filtro de chef” - criado no Instagram - que simula um chapéu de chef, para que as pessoas utilizem durante a gravação dos seus vídeos enquanto cozinham. Além disso, será disponibilizado no próprio site do SBT uma linha de post com receitas fáceis, informações e dicas para aproveitar as partes menos usuais dos alimentos.

E para estimular as pessoas nessa experiência, o público será convidado a postar fotos das suas criações culinárias nos comentários. Já na corrente “desafio do reaproveitamento”, busca-se o desperdício zero a partir das dicas que serão dadas pelos chefs, que em seguida desafiarão outros chefs a fazerem o mesmo.

Por fim, para incentivar a interação com a campanha, em um post no Instagram haverá uma caixa de diálogo aberta com a pergunta: "O que você faz para evitar o desperdício?". As melhores dicas e seus idealizadores serão divulgados pelo SBT. Além de criar novos hábitos, a ação estimula as pessoas a se reinventarem dentro de casa, contribuindo com a sustentabilidade do planeta.

 

 

 

Ficha técnica

Agência: WMcCann
Cliente: SBT
Produto: SBT do Bem
Nome da campanha: 1/3
CCO: Hugo Rodrigues e Kevin Zung
Direção de criação: Fábio Ludwig
Criação: Anselmo Ferreira e Victor Lavenère
VP de Planejamento: Renata Bokel
Planejamento: Hugo Santos e Maria Brussi
Atendimento: Anna Moraes, Luiza Matinatto e Vitoria Silvestre
VP de Mídia: André França
Mídia: Time de Mídia WMcCann
VP de Produção: Tato Bono
Produção integrada: Cayan Lobo e Gabriela Chineze
Produtora do filme: Academia de Filmes
Diretor: Fernando André
Diretor de Fotografia: Raul Anselmo Carielo
Pós-produção:  Academia de Filmes
Produtora de Som: Soundzilla   
Trilha: Soundzilla
Produção Gráfica: Mauricio Martim
Tecnologia: Marcelo Soares, Victor Odo e Caio Costa
Projetos: Yarha Costa
Relações Públicas: Kerena Neves e Bruna Ramos
Aprovação pelo cliente: Fred Muller, Priscila Stoliar, Daniela Martins e Becken Lima

Notícias Relacionadas