Com o propósito de alertar sobre o perigo de usar celular ao volante – terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil* e primeira no mundo** –, a agência Wunderman e a Webmotors, site de classificados de automóveis, lançaram a plataforma de comunicação “Direção Sem Distração” – seliganavida.webmotors.com.br. A partir desta semana, quando um visitante fizer busca no site Webmotors por algum modelo, vai se deparar com anúncios de carros batidos, acompanhados da história do acidente, ilustrando os riscos do uso de aplicativos no smartphone na direção.
Mesmo com a legislação brasileira proibindo o uso de celulares ao volante – inclusive em paradas temporárias (como semáforos ou engarrafamentos) –, o risco de acidentes causados por motoristas irresponsáveis só aumenta. “O celular é hoje a principal causa de distração no trânsito, fato comprovado por inúmeras pesquisas. Os motoristas subestimam os riscos de dirigir e checar suas mensagens no celular, aumentando exponencialmente o número de acidentes fatais. A campanha criada pela Wunderman retrata essa dura realidade, existente não apenas no Brasil, como em todo o mundo”, destacou o CEO da Webmotors, Fernando Miranda.
“Um assunto tão importante quanto esse precisa ser abordado num momento sem qualquer desperdício de atenção. E a Webmotors se mostrou o parceiro ideal para isso, uma vez que na plataforma deles a gente consegue impactar os motoristas quando eles estão 100% focados, na hora da busca por um carro novo”, comentou Rafael Palermo, diretor de criação da Wunderman.
Além dos 10 anúncios diferentes na plataforma Webmotors, a iniciativa contempla também um vídeo para internet com sobreviventes de acidentes envolvendo celular ao volante, um site com uma série de dados estatísticos, mídia out of home, estratégia de mídia digital, rádio e um app inédito desenvolvido para a plataforma Android (baixe aqui), que esconde notificações de mensagens quando o motorista estiver dirigindo e alerta o usuário com a mensagem principal da campanha: “Desliga do celular e se liga na vida”. Entre os parceiros do projeto estão os veículos de mídia Ótima, JCDecaux, Outdoor mídia, Fredizak e BTN.
A produção das peças contou com o apoio da Possible e da Wunderman Montevidéu. A criação é de Paulo Sanna, Adriano Abdalla, Rafael Palermo, João Paulo Martins, Ricardo Polinesio, Julio Campos e Victor Rosatto, com direção de criação de Paulo Sanna, Adriano Abdalla, Rafael Palermo e João Paulo Martins.
Confira:
*Pesquisa da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), de setembro de 2017.
**Estudo do Centro Médico Cohen, Nova York.