A ideia parecia sensacional. Em um comercial de apenas 15 segundos, que teve sua primeira veiculação na quarta-feira (12/abril) nos Estados Unidos, a empresa promove seu principal sanduiche, o Whopper. Considerando o pouco tempo disponível, o ator chega perto da câmera e diz as palavras mágicas: “Ok Google”.
A ação do ator aciona o Google Home, dispositivo que é sucesso de vendas naquele país. Ao ser acionado e perguntado sobre o que é um Whopper, automaticamente o gadget busca informações na Internet, neste caso na Wikipedia, para dar as informações, complementando os 15 segundos disponíveis do comercial.
Mas o Burger King não contava com a astúcia dos trolls da Internet, principalmente em uma ferramenta aberta como a Wikipedia. Em poucos minutos, a enciclopédia foi editada várias vezes, mencionando que a carne do sanduiche era produzida a partir de crianças, e que havia cianeto na salada. Algumas edições ainda afirmavam que é o pior sanduiche já vendido por uma cadeia de fast foods.
Além do fracasso diante dos espectadores, o Burger King ainda perdeu o propósito de seu comercial. No mesmo dia, a Google lançou um upgrade para o Google Home, evitando que o truque funcione com sons externos. Durante o SuperBowl em Fevereiro, um comercial da própria Google já havia acionado por acidente milhares de dispositivos. Clique e assista ao vídeo aqui.
Este post contou com a colaboração do publicitário Guilherme Deczka,a partir do canal da Business Insider que produziu o vídeo ali de cima.