Publicidade
Aplicativo 99 recicla material de campanhas Out Of Home em iniciativa sustentável e criativa
27 de Agosto de 2019

Aplicativo 99 recicla material de campanhas Out Of Home em iniciativa sustentável e criativa

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Nas ruas de diversas cidades do Rio Grande do Sul, é comum a presença de marcas e de suas mensagens publicitárias em outdoors e frontlights, ou laterais de bancas de revistas e chaveiros, entre outros. Para uma empresa de tecnologia como a 99, que precisa anunciar para pessoas e motoristas que transitam pelas ruas, este tipo de espaço é frequentemente propício para suas propagandas. Tanto que a empresa, que em janeiro se tornou o primeiro unicórnio do Brasil (nome dado às startups que chegam ao valor de 1 bilhão de dólares), é também uma das maiores anunciantes do gênero no estado.

Contudo, à medida em que as campanhas passam e são substituídas por novos anúncios, o material exposto, muitas vezes em boas condições, segue para descarte. A lona vinílica, composta de PVC e fibra de nylon, leva cerca de 400 anos para se decompor e é raramente reaproveitada.

Publicidade

Foi então que a empresa, em parceria com a Abajur Propaganda, sua agência de publicidade, criou uma estratégia de reciclar o material utilizado em suas campanhas de mídia externa, ou Out Of Home (OOH). Aquelas lonas características da marca, com cores vibrantes e em boa qualidade foram entregues em um projeto piloto à Paraevento, indústria de confecção de Porto Alegre, que elaborou modelos viáveis de mochilas feitas com base na matéria-prima de PVC. O resultado foi um produto impermeável, de design colorido e alegre, cheio de significado e totalmente alinhado com os preceitos de “recalcular” da startup unicórnio.

Como a empresa realiza inúmeras ações de ativação com brindes e várias ações sociais com doações, as primeiras mochilas passaram as ser distribuídas com essas finalidades. Centenas foram, por exemplo, doadas para crianças carentes na volta às aulas. E como ainda havia estoque de lonas de várias campanhas, também foram produzidas lancheiras e estojos para compor um kit de doações.

Publicidade
Publicidade