AlmapBBDO é a primeira agência de publicidade a assinar o Pacto Global da ONU no Brasil

14 de Janeiro de 2020

Além de cuidar da conta da Rede Brasil do Pacto Global, agência passa a integrar a maior iniciativa de cidadania corporativa do mundo e convida outras empresas e agências a se comprometerem com o programa

 

A AlmapBBDO acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao assinar o Pacto, a Almap reforça o seu compromisso com a Sustentabilidade e convida outras empresas e agências a aderirem ao programa da ONU.

 

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global tem como objetivo engajar empresas e organizações com 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. A partir de 2015, quando a ONU propôs os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem atingidos até 2030, o Pacto Global passou a ser o maior porta-voz desta agenda no setor privado.

 

Dentro dos propósitos da Sustentabilidade, a Almap, que mantém comitês internos voltados ao Meio Ambiente e à Diversidade, acaba também de selar parceria com a Mais Diversidade, maior consultoria de inclusão da América Latina. O trabalho será liderado por Ricardo Sales e estará voltado à valorização e à inclusão das diferenças no mundo do trabalho, desenvolvendo ambientes mais plurais, produtivos e inovadores.

 

Além disso, como agência responsável pela comunicação da Rede Brasil do Pacto Global no país, a Almap criou campanhas como a #AceitaEstaCaneta/ #TakeThisPen, em que canetas são oferecidas a CEOs e líderes empresariais para mobilizá-los a aderirem ao Action4Climate, iniciativa de redução de impactos climáticos junto ao setor privado.

Assista ao filme da campanha

 

Para Filipe Bartholomeu, CEO da Almap, o ingresso no Pacto consolida e direciona atuações internas da agência que já vinham sendo orientadas por um viés sustentável: “A assinatura do Pacto veio em um momento perfeito. A cultura da agência já se inclinava para ações voltadas à promoção do Meio Ambiente e da Diversidade. Algumas delas, inclusive, nascendo espontaneamente por meio de movimentações e trocas com os nossos colaboradores e parceiros. Agora, conseguiremos avançar mais e a longo prazo na construção de um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, responsável e criativo”, finalizou Filipe.

 

O Pacto Global concede aos seus membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da empresa com os temas de Sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 13 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com cerca de 770 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Ao integrar o Pacto Global, os signatários se comprometem a reportar anualmente seu progresso em relação aos 10 princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade.

As empresas que quiserem fazer parte podem encontrar mais informações aqui.