MEMÓRIA | Agências precisam entender o comportamento do consumidor e produzir conteúdo cada vez mais relevante

07 de Fevereiro de 2018

Publicado originariamente no dia 17 de setembro de 2015

 

"As pessoas querem assistir comerciais. Mas nunca a tecnologia interferiu tanto no comportamento do consumidor. Neste cenário, o conteúdo da publicidade precisa ser cada vez mais relevante”. Com essa constatação, a diretora de filiais do IBOPE Brasil, Giovana Alcântara, abriu o Mídia Sul 2015 com a palestra “A nova mídia e o novo IBOPE Media”, no auditório lotado da Fiesc, em Florianópolis.

“Nosso desafio é compreender o estilo de vida do consumidor e saber como medi-lo, para saber falar com ele”, disse, com a percepção de que o mesmo conteúdo transita nas diversas plataformas e é multimídia. Para Giovana, neste quadro, o futuro da audiência é híbrido. Para entender o consumidor, é essencial o detalhamento de seu comportamento, combinar audiência com comportamento, fazer o planejamento de forma multimídia e medir o impacto das campanhas no comportamento das pessoas.

Giovana citou alguns dados de audiência do consumidor. O hábito de assistir TV, ouvir rádio ou ler jornais e revistas on line, por exemplo, atinge 27% dos brasileiros. No país, a atenção prestada à TV ainda é de 41% e chega a 37% no caso da internet.

Participaram como painelistas João Debiasi, diretor de Divulgação da Secom-SC, Humberto Mendes, vice-presidente Executivo da Fenapro e Mário Neves, diretor geral da RBS SC.

Giovana Alcântara é graduada em comunicação social e pós-graduada em marketing. Já atuou em agências de propaganda e veículos de comunicação, nas áreas de planejamento e pesquisa. Está no IBOPE Media há 13 anos e atualmente é diretora das 14 filiais da empresa no Brasil. No IBOPE Media é responsável pela ampliação dos negócios e profissionalização dos mercados sob sua gestão.

O seminário tem como tema “A Mídia Gerando Novos Negócios”. Junto com o evento, acontece o 2º Encontro Nacional de Anunciantes e Agências, com o tema “A Revolução do Consumo – desafios e oportunidades para agências e anunciantes”.

O Mídia Sul 2015 é uma realização do Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (SINAPRO/SC) e B21 Negócios.

Texto Cláudio Schuster, Intermídia

Confira a entrevista de Giovana Alcântara para a TV AcontecendoAqui: