O que um catarinense que se veste de Papai Noel, voluntários de ONGs de combate ao câncer ou alcoolismo e líderes comunitários têm em comum? Eles viraram estrela de uma campanha que literalmente está tomando a rua de cidades de Santa Catarina e do Paraná. Fotos em preto e branco ocupam fachadas de prédios, muros e espaços que antes passavam despercebidos no espaço urbano.
CriaçãoA ação foi desenvolvida pela equipe da Agência Seven para seu cliente Ailos, um sistema que integra 13 cooperativas de crédito, em mais de 70 municípios e conta com mais de 760 mil cooperados. Com o conceito “Estamos por toda parte”, a comunicação traz como protagonistas os próprios cooperados, chamados de “Fazedores” por pensarem e fazerem diferente. São os rostos dessas pessoas comuns, que transformam suas próprias vidas e de outros por meio do cooperativismo, que estão estampados pelas cidades.
Exibição nas ruas A estratégia de criação usou a técnica de lambe-lambe para colar dezenas de retratos gigantes em preto e branco em prédios, muros e superfícies inusitadas. A campanha tem um vídeo complementando a ação na mídia. "Uma cooperativa é feita da união de pessoas, que têm direito a voto. Elas participam de uma economia colaborativa, com resultados que retornam para a comunidade. A estratégia criativa da agência quis tornar protagonista da comunicação essa gente comum que trabalha e transforma suas vidas e de outros, através do cooperativismo. Ao invés de números, usamos diferentes rostos (e suas histórias) em grandes proporções para dar a real dimensão da Ailos”, explica Fábio Luciano Schmitz, diretor da Seven.
Os personagensA seleção das pessoas foi feita pelo próprio cliente, que privilegiou diferentes perfis e empoderou personalidades que atuam em prol da comunidade. Juliano Tejada, diretor de criação exemplifica “ Nossos personagens são pessoas algo inspirador. Um senhor que sai de Papai Noel no Natal, outro é idealizador de uma ONG para dependentes químicos, outra é voluntária na Rede Feminina de Combate ao Câncer e assim por diante. Cooperados que acreditam que valores como solidariedade, ética, responsabilidade social e colaboração podem mudar o mundo. O conceito do Sistema Ailos é Preservar valores, transformar o mundo ", conclui o criativo.
Ficha técnicaAnunciante: Sistema AilosAgência: Seven Comunicação TotalAtendimento: Thiago RavacheDiretor de Criação: Juliano TejadaCriação: Mário Sérgio Ferreira e Raquel FerroFinalização: Jefferson OderdengPlanejamento: Mateus TamborlinProdução: Cinthia Silveira e Rafaella SchalinskiMídia: Lucas Pelaez e Caroline PagelLocação: Bia BolemanFotografia: André SanchesVídeo: Uau Filmes/Cláudio CatotaÁudio: FujiAprovação: Rodrigo Imthurn, Rodrigo Dellagiustina e Guilherme Carvalho
Mais lidas
confira os artigos dos nossos colunistas
Confira novas vagas de emprego.
Confira cobertura de cannes