Africa lança campanha para Instituto Cultural Vale

24 de Setembro de 2020

Comunicação mostra a abrangência e o impacto positivo das iniciativas culturais do Instituto por todo o País

A Vale acaba de lançar o Instituto Cultural Vale. Por meio do apoio a múltiplas manifestações de preservação do patrimônio cultural brasileiro, a mineradora global criou o Instituto com o objetivo de democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura e o desenvolvimento das expressões artísticas regionais. Simultaneamente ao anúncio, também é divulgada a 1ª Chamada Vale de Patrocínios Culturais, edital inédito para projetos que valorizam os patrimônios e identidades brasileiras, ao mesmo tempo em que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico nos locais onde são realizados. 

Para mostrar como valorizar a cultura é também uma maneira de promover o desenvolvimento social, o Instituto Cultural Vale, que tem sob sua gestão mais de 60 projetos criados, apoiados ou patrocinados pela Vale em mais de 50 municípios brasileiros em 2020, estreia sua primeira campanha na TV. Com criação da agência Africa, o filme segue o conceito “Onde tem cultura, a Vale está” e se inspira nas histórias de pessoas que representam os milhares de brasileiros que já estiveram ou estão em contato com essas iniciativas por todos os cantos do Brasil.

Confira o filme: 

Além do filme institucional, a comunicação também engloba um vídeo para a 1º Chamada Vale de Patrocínios Culturais inspirado no conceito “onde existe a cultura, existe transformação”. Para o edital, serão aceitos projetos de proponentes de todo o País dentro da diversidade de manifestações culturais brasileiras.  As inscrições vão do dia 22 de setembro ao dia 14 de outubro e devem ser feitas no site do Instituto Cultural Vale.   

Veja:

 

Criação da Marca: 

O Instituto Cultural Vale também nasce com nova identidade visual assinada pela Interbrand, agência responsável pela reformulação da arquitetura de todas as marcas sociais da Vale. Para trazer a essência do novo Instituto, a logomarca apresenta um “I” maleável, transmitindo a ideia de flexibilidade e servindo como uma janela para a pluralidade de culturas, expressões e pontos de vista que o norteiam. Os grafismos derivados desse símbolo também dão movimento, entusiasmo e pluralidade para o universo visual da marca e ajudam a mostrar o certo grau de independência de sua atuação. Já o endosso da Vale aparece nas cores e tipografia herdadas da marca-mãe. 

 

FICHA TÉCNICA

Título: Cultura

Agência: Africa

Anunciante: VALE SA

Produto: Institucional

 

CCO: Sergio Gordilho

Direção de Criação: Aaron Sutton / Sibely Silveira

Criação: Rodrigo Fernandes / Daniela Moreira / Marina Ribeiro

 

Atendimento: Carolina Boccia / Paulo Celso Freitas / Beatriz Altenfelder / Mariana Lucena

Mídia: Rodrigo Famelli / Tony Arbex / Marcio Marchiori / Paula Kosugi / Bruna Morano / Camila Varella / Amanda Lavrador

Planejamento:  Aldo Pini / Maria Juliana Kieling / Gabriela Castanho Goncalves

 

Produção agência: Rodrigo Ferrari / Patricia Gaglioni / Paulo Gereissate / Edinalva Farias

 

Produtora de imagem: Sicário

Diretor: André Ferezini

Diretor de fotografia: Nixon Freire

Produtor executivo: Joao Luz

Assistente de direção: - Joao Mauricio

Produtor: Guilherme Muzaiel

 

Coordenação de finalização: Patricia Rodrigues

Montagem: Onon

Color Grading: equipe Psycho n' Look

Colorista: Fábio Maczka

Efeitos Visuais: Tadeu Frede / Mari Nogueira

 

Fotógrafo: Nixon Freire

 

Produtora de áudio: Antfood Music & Sound Design 

Diretor de Produção Musical: Lou Schmidt / Fernando Rojo

Produção Musical: Luis Bergmann / Pedro Curvello / Vinícius Nunes

Produtor Executivo: Renato Castro / Christiane Rachel

Coordenação: Monique Munhoz

Finalização: Bruno Broaska / Fabian Jorge / Pablo Homen de Mello / Tiago Mago

 

Aprovação/cliente: Julio Gama / Guilherme Scarance / Erica Rabelo / Natalia Menezes

 

Notícias Relacionadas