7º Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo divulga vencedores

02 de Julho de 2008

020708 Festa de premiação aconteceu dia 1° de julho, em São Paulo, comapresentação da jornalista Millena Mac

02/07/08

Festa de premiação aconteceu dia 1° de julho, em São Paulo, com apresentação da jornalista Millena Machado e show com a cantora Izzy Gordon

O Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo revelou, nesta terça-feira, 1° de julho, os vencedores da sua 7ª edição. Com apresentação da jornalista Millena Machado, a festa aconteceu na Casa da Fazenda do Morumbi, em São Paulo, com presença dos finalistas, jornalistas do setor, diretoria da Massey Ferguson e da AGCO. O jantar para 150 convidados contou ainda com show da cantora Izzy Gordon, numa noite que homenageou o talento e a dedicação dos profissionais que cobrem o agronegócio brasileiro.

???Há sete anos, quando criamos o Prêmio, percebíamos a importância de valorizar e reconhecer o setor do jornalismo rural???, dissse Fábio Piltcher, diretor de Marketing da Massey Ferguson. ???Hoje entendemos que, ao longo desses anos, temos proporcionado também mais qualificação, na medida que, em nossos encontros, vocês têm oportunidade de operar tratores e conhecer melhor a nossa realidade. O jornalismo vive de boas pautas e o agronegócio, que já foi um tema específico, tem rompido fronteiras, perpassando da política à economia. Nós nos sentimos um facilitador através do nosso relacionamento cotidiano com vocês e é uma satisfação poder reconhecer esse trabalho fundamental que a imprensa faz no Brasil???.

Os vencedores são os jornalistas Isaura Daniel, da Agência de Notícias Brasil-Árabe, na categoria Internet; Priscila Brandão, da Rede Globo, na categoria TV; Bety Costa, da Panorama Rural, na categoria Revista; Edimar Soares, do jornal O Povo na categoria Fotojornalismo; e Fernando Canzian, da Folha de S. Paulo, na categoria Jornal. Cada um recebeu prêmio único no valor de R$ 8 mil.

Foi entregue também o troféu Destaque AGCO de Jornalismo Rural Brasileiro, distinção que homenageia um jornalista, programa, veículo ou entidade que, de alguma forma, tenha contribuído para o desenvolvimento, promoção e valorização do jornalismo rural. Os critérios distinção são de livre arbítrio dos jurados, que foram unânimes na escolha da EMBRAPA ??? Empresa Brasileira de Pesquisas Agronômicas, pela sua relevante atuação ao longo de 35 anos. A partir de um trabalho desenvolvido com seriedade e competência, a entidade conquistou respeito e credibilidade no setor primário brasileiro. Luis Gomes de Souza, assessor da Presidência e Edílson Fragale, chefe da Comunicação da Embrapa receberam o troféu das mãos de André Carioba, Vice-Presidente AGCO América do Sul.

Em seu discurso, André Carioba enfatizou o bom momento que vive o agronegócio hoje, especialmente o mercado de máquinas agrícolas, que já supera 2007 e apontando para os próximos anos um crescimento diferente das últimas décadas. ???Estamos entrando em outro patamar, onde teremos um futuro mais saudável pela frente. O cultivo de alimentos para abastecimento mundial aliado ao enorme potencial do etanol brasileiro vão fortalecer ainda mais o consumo de tratores, mas de uma forma mais estável. Nesse contexto, a Massey Ferguson, líder de mercado no Brasil há longa data, vai continuar defendendo sua posição de market share???.

A cobertura da festa, assim como os trabalhos concorrentes e premiados podem ser conferidos no blog dedicado à premiação acessado através do site ww.masssey.com.br.

Confira os vencedores:

Categoria Internet
Isaura Daniel - Agência de Notícias Brasil-Árabe-ANBA
Trabalho: ???O alimento que brota da seca???

Categoria TV
Priscila Brandão - Veículo: Globo Rural ??? TV Globo
Trabalho: ???Guaraná da Amazônia???

Categoria Revista
Bety Costa - Panorama Rural
Trabalho: ???O fardo do passado???

Categoria Fotojornalismo
Edimar Soares - Jornal O Povo - Fortaleza/CE
Trabalho: ???Agricultura Familiar na busca por mais recursos e tecnologia???

Categoria Jornal
Fernando Canzian - Folha de S. Paulo - São Paulo/SP
Trabalho: ???Trabalhador rural foge do registro de carteira no nordeste???

Destaque AGCO de Jornalismo Rural Brasileiro
EMBRAPA ??? Empresa Brasileira de Pesquisas Agronômicas

O júri:

- Aluizio Lessa Coelho - publicitário e pecuarista de Campo Grande/MS. Criador do projeto Santa Mônica Genetron, de melhoramento genético bovino

- Cecilia Fagan da Costa - gerente do GV Agro - da Fundação Getúlio Vargas

- Décio Zylberstajn - professor do Departamento de Administração da USP e coordenador do PENSA ??? Centro de Conhecimento em Agronegócio

- Roberto Menezes Rodrigues - professor de telejornalismo no UniCEUB, de Brasília

- Valéria Ribeiro Isola - assessora de imprensa da ABAG - Associação Brasileira de Agribusiness