OFICIAL | Saiu o resultado final da Licitação da Publicidade do Governo de Santa Catarina

21 de Dezembro de 2020

Seis agências estão habilitadas para trabalhar a Comunicação do Governo Catarinense

Publicado originariamente no dia 19 de dezembro de 2020. Atualizado no dia 21 de dezembro, às 16h45

Chegou ao fim na tarde desta sexta-feira, 18 de dezembro de 2020, o processo de Licitação nº SEC 0000188/2020, para escolha das agências de publicidade que atenderão as necessidades de Comunicação do Governo do Estado de santa Catarina.

Secretaria Executiva de Comunicação (SEC)
Acolho os termos do PARECER Nº 925/2020/COJUR/SEA/SC da Consultoria Jurídica (COJUR) desta Secretaria, o qual adoto como razão de decidir para conhecer dos Recursos interpostos pela empresa empresas MARCCA COMUNICAÇÃO LTDA – EPP e FLB PUBLICIDADE E PROPAGANDA LTDA ME contra o JULGAMENTO DA HABILITAÇÃO da Concorrência nº 0068/19 e, no mérito, NEGAR-LHES PROVIMENTO.
Encaminhe-se à Comissão Especial de Licitação para providências.
Jorge Eduardo Tasca
Secretário de Estado da Administração

 

 

A Licitação em questão teve início nos primeiros meses do Governo Carlos Moisés. O primeiro passo foi a realização de consulta feita pela SECOM aos órgãos fiscalizadores desse tipo de processo. "Vamos consultar todos os órgãos antes de publicar o Edital. Estamos fazendo o caminho inverso dos anteriores. Vamos pedir o parecer de cada órgão e ajustar o edital para evitar entraves em seu andamento", dizia Ricardo Dias, Chefe da SECOM na ocasião.

Objeto do Edital
Trata-se de procedimento licitatório na modalidade concorrência destinado à contratação de agência(s) de propaganda e publicidade para a prestação de serviços publicitários aos mais variados órgãos da Administração Pública Estadual, compreendendo o conjunto de atividades realizadas integradamente que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução externa e a distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação, incluindo canais de comunicação digital, com o intuito de atender ao princípio da publicidade e ao direito à informação, de difundir ideias, princípios ou de informar o público em geral

Uma longa espera
O Governo do Estado de Santa Catarina ficou quase quatro anos sem agências de publicidade legalmente autorizadas a prestar serviços de publicidade. Nos últimos 15 meses do Governo Colombo/Pinho Moreira, uma licitação chegou a ser iniciada, mas suspensa em agosto de 2018. 
A licitação que tem seu processo concluído agora foi a mais demorada dos últimos 20 anos, pois houve uma série de ações administrativas, movimentos jurídicos e judiciais que provocaram a interrupção do processo várias vezes.

 

Posição do Sindicato das Agências de Propaganda
"Em relação ao processo de licitação do Governo Estadual para a contratação de agências de publicidade e propaganda, a nossa constatação é de que, com a publicação da manifestação da Comissão de Licitação a propósito dos recursos administrativos - e suas contrarrazões - formalizados por algumas licitantes, mais uma etapa estará sendo consolidada. Caminhando assim, dessa maneira, para formalização dos contratos. Seguimos acompanhando o desenvolvimento desse processo, no cumprimento da função institucional de representação das agências associadas." Flávio Jacques, presidente do SINAPRO/SC

Mensagem do Secretário da Comunicação
O AcontecendoAqui de posse da Conclusão publicada pela SEA-Secretaria de Estado da Administração, responsável pela realização da Licitação, conversou com o novo Secretário da Comunicação do Governo Carlos Moisés. Leia a mensagem dele:

"Fico feliz em chegar à comunicação do Governo do Estado em um momento positivo, com o desfecho de um caso que angustiava toda equipe de Governo. Esforço agora vai ser para reunir as agências vencedoras e alinhar o que precisa ser feito já nos primeiros meses de trabalho", Jefferson Douglas, Secretário Executivo da Comunicação do Governo de Santa Catarina.
 

As 3 melhores classificadas 

9MM
"Após um processo longo de concorrência, cumprimos nosso papel e estamos satisfeitos de poder contribuir com o Governo do Estado nesse momento importante para saúde e retomada econômica. Acreditamos na comunicação como força vital para uma Santa Catarina melhor", Felipe Malta, sócio-diretor da agência 9MM Propaganda.

Ezcuzê
"A homologação deste resultado é um dos assuntos mais aguardados pelo mercado de comunicação de Santa Catarina, e aqui na EZCUZÊ ele também representa um momento bastante importante. Vivenciamos todas as etapas dessa licitação ao longo do ano, e encerra-lo desta forma é certamente uma grande vitória.

Mesmo sendo um ano extremamente delicado para qualquer negócio, 2020 foi bastante especial para a agência. A conquista de clientes no segmento privado e também público nos possibilitou um incremento na equipe e na estrutura geral da agência, deixando a EZCUZÊ ainda mais preparada para os desafios de comunicação do Governo do Estado.

Entre os lotes que serão geridos pela agência, acreditamos que o da Secretaria de Educação terá uma agenda bastante importante de ser trabalhada. Mas todo o governo certamente tem demandas reprimidas de comunicação, e o papel das agências nunca foi tão importante quanto agora. Não temos dúvida que 2021 será um grande ano para a EZCUZÊ", diz  João Paulo Coelho,  Diretor Executivo

 

OneWG

"Estamos felizes com o encerramento deste processo por sua importância para todo a indústria da comunicação no estado (veículos, produtores, equipes e agências) e principalmente porque permite que o Governo possa voltar a se comunicar com os cidadãos em um momento tão importante e urgente, tanto para direcionamento nas ações de prevenção como para poder mostrar o que tem feito em sua gestão. Infelizmente foi um processo longo, diversas vezes atrasado por questionamentos feitos por participantes que não contribuem para o desenvolvimento de nosso mercado, mas que teve uma condução com muita lisura e transparência por parte do Governo do Estado. Agora, o governo poderá contar com o apoio da OneWG, uma agência com mais de 30 anos de mercado, que tem uma extensa vivência junto ao governo, onde já atendeu diversas Secretarias ao longo dos últimos anos e que é reconhecida por sua experiência em marketing político , além de vasto histórico no atendimento de contas estaduais, nacionais e internacionais no mercado privado", destaca Beto Torres, diretor geral da OneWG.

Nota da Redação
No dia 12 de março de 2020, ao final da segunda seção, Beto Torres foi entrevistado pelo AcontecendoAqui e comentou o resultado da Etapa Técnica. Assista ao vídeo

Lotes, agências, valores

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