Gestão da diversidade

04 de Dezembro de 2012

A inspiração deste artigo veio como consequência de uma semana intensa de diálogos no trabalho de identificação do DNA, tanto pessoal para a gestão e desenvolvimento da marca pessoal quanto a gestão da imagem corporativa.

Quando trabalhamos a gestão da marca pessoal não existe uma preocupação com a diversidade, pelo contrário, esta variante torna-se bastante interessante e importante no gerenciamento da marca pessoal – personal branding. A história, os valores, os sonhos e as frustrações são informações fundamentais para a construção do contexto geral.

Assim como faço no processo de gestão da imagem pessoal, no mundo empresarial não é diferente. Meu ponto de partida também é o diálogo com os proprietários da empresa, no caso de empresa familiar, para entender o DNA e identificar o Genius Loci (talento) da empresa.

Esta semana comecei a estudar o DNA de uma nova empresa familiar com dois sócios. Após o diálogo com os sócios a percepção era que estávamos falando de duas empresas diversas. Dois sócios completamente diferentes com idades diferentes, DNA diferentes, interesses diferentes, estilos de vida diferentes, valores diferentes, visões diferentes e objetivos pessoais diferentes. Os pontos em comum eram  o entendimento do potencial da empresa  e os objetivos de crescimento parecidos. Através do estudo do DNA  podemos identificar o Genius Loci que será fundamental na criação de estratégias inovadores e originais.  Todas as empresas devem expressar seu próprio Genius Loci, isto é, um “caráter” e uma personalidade” enraizados em um contexto reconhecível.

Fiquei bastante intrigada com os resultados obtidos.  Para tentar esclarecer melhor a história, marquei um outro diálogo com o funcionário mais antigo da empresa. Este diálogo ainda não aconteceu, mas, após transcrever todos os diálogos, identifiquei que o que parecia ser o maior empecilho deste trabalho torna-se o maior talento, o verdadeiro Genius Loci da empresa. A diversidade permeia todo o processo desta empresa. Vai desde o produto até o formato do escritório que foge  completamente dos  padrões convencionais.

A diversidade não pode ser vista como um problema, mas sim como um talento que, se bem trabalhado, fará toda a diferença.

Genius loci: refere-se a um conjunto de características que caracterizam um lugar, uma cidade, uma empresa. Indica o talento local.

Patrícia Dalpra