Visibilidade. (fama, estrela, ícone, celebridade e... competência)

06 de Agosto de 2012

O vídeo da Gillette em Londres foi a inspiração para este post.

Estamos vivendo um momento onde, através do esporte, simples mortais tornam-se verdadeiros ídolos. O esporte é um caminho onde a visibilidade é a conseqüência do sucesso profissional que associado à emoção, torna-se uma combinação de sucesso.

Infelizmente vivemos em uma sociedade onde a visibilidade é uma meta para muitos, independente dos meios utilizados para atingir a tão sonhada exposição. A melhor forma para atingir um alto nível de visibilidade é através da combinação entre a teoria e a prática na construção de uma marca de sucesso dentro do seu meio. Mas afinal, o que é visibilidade? De acordo com a definição do dicionário da língua portuguesa, visibilidade é: Qualidade ou caráter de ser visível. Propriedade pela qual os corpos são percebidos pelo sentido da vista.

Historicamente existem vários termos que descrevem a alta visibilidade – fama, estrela, ícone e celebridade, mas não podemos jamais esquecer da competência. Este será o caminho mais seguro para se atingir a visibilidade positiva. Atualmente, todas as pessoas estão querendo se transformar em marca. Na verdade este desejo é verdadeiro porque cada pessoa representa uma imagem dentro do seu círculo social e profissional, imagem esta que será percebida como uma marca pessoal.

Importante deixar claro que o ato de ter visibilidade não é exclusivo somente para celebridades. Todos as pessoas podem ter exposição e se tornarem visíveis. Visibilidade significa se destacar, de forma positiva, dentro do seu meio. Podemos ter um gari com alta visibilidade como o Renato Sorriso conhecido pela sua alegria. Seu comportamento alegre fez com que ele se destacasse dentre tantos outros profissionais como ele. O mais interessante na sua história é que para muitas pessoas o profissional gari é tratado como uma pessoa invisível. Mas o Renato Sorriso soube utilizar seu maior atributo que é a alegria para sair do anonimato.

A orientação mais importante para atingir a visibilidade é ter o controle da sua imagem. Esta expressão “ter controle da sua imagem “significa entender o que sua imagem representa, como você é percebido em seu meio e, principalmente, saber qual o poder da sua imagem. Identificar seus valores mais fortes e trabalhar seu atributo de marca com maior potencial.

Segue abaixo o vídeo que mencionei no inicio deste texto. O vídeo foi feito pela Gillette em homenagem aos dois atletas olímpicos americanos Ryan Lochte e Tyson Gay.

Patrícia Dalpra