Fast-oração: é, agora realmente não falta mais nada!

03 de Setembro de 2013

Imagine a seguinte situação: está rolando um workshop de Design Thinking e as pessoas começam a ter ideias malucas e anotá-las em post-its coloridos. Depois que tudo acaba, alguém acha um papelzinho perdido e resolve colocar a ideia em prática. Só que essa pessoa não participou do workshop, ela só estava querendo uma ideia boa para ficar rico da noite para o dia.

Olha, talvez não tenha sido assim, mas ou foi isso ou a pessoa usou drogas alucinógenas fortíssimas e durante a vibe anotou a ideia no guardanapo. Só pode.

Bom, primeiro vamos contextualizar: em Berlin, um dos programas mais clássicos (e que sempre me esqueço de indicar para minhas visitas) é tirar fotos naquelas cabines que aparecem no filme "O fabuloso destino de Amélie Poulain". A pessoa entra na cabine, coloca as moedas correspondentes, faz a pose (ou a careta, como quiser) e pega as fotos impressas no final.

E quer saber qual era a ideia do papelzinho? Uma cabine que vende fast-preces. São 300 textos diferentes em 65 línguas e de várias religiões (tem budismo, islamismo, cristianismo, judaísmo e hinduísmo).

O empreendedor criativo teve a brilhante ideia de pegar uma dessas cabines e, em vez de fazer uma foto, a pessoa escuta uma oração. Ela paga € 0,50, escolhe a oração, ouve e vai embora. E o criativo, pelo jeito, calculou que a demanda seria grande e iria vender como pão quentinho.

A maravilha está instalada no mercado público do bairro de Moabit e parece não estar fazendo muito sucesso não, pois estava vazia quando eu fui (se ao menos fosse um confessionário....rsrsrs).

O sujeito ainda pintou a cabine de um vermelho-tomate super-tranquilizante que ornou com o nome: GEBETOMAT. Gebet é prece em alemão e tomat é a versão reduzida de Automat (autômatos que fazem coisas sozinhos, como caixas eletrônicos de banco).

Descobri essa maravilha graças à Sheila Tames, que viu a notícia e foi me perguntar se era mesmo verdade. Era, Sheila! E obrigada, eu nunca ficaria sabendo disso se não fosse você, adorei!!

Agora fiquem quietinhos para não dar ideia para os bispos criativos que temos aí no Brasil....rsrsrs

L1090146-500x314

 

Ligia Fascioni

  • imagem de ligia
    Ligia Fascioni é consultora e palestrante nas áreas de marketing, identidade corporativa, liderança, inovação e atitude profissional. É engenheira eletricista, mestre em automação e controle industrial, especialista em marketing e doutora em engenharia de produção e sistemas com foco em gestão integrada do design. Autora de vários livros, incluindo “DNA Empresarial: identidade corporativa como referência estratégica” (Integrare, 2010) e "GPS para curiosos" (e-book, 2013). Seu blog (www.ligiafascioni.com.br) foi selecionado como um dos 10 melhores em língua portuguesa pela Deutsche Welle em 2013. Desde 2011, mora em Berlin, Alemanha, onde é sócia de uma start-up de tecnologia.