Os novos aplicativos de saúde e suas funcionalidades

09 de Julho de 2018

Os aplicativos de saúde permitem monitorar a saúde, enviam lembretes e se manter mais saudável. Veja o que eles oferecem que cabe na palma de sua mão.

 

Imagine cuidar da sua saúde sem precisar sair de casa. Essa é a aposta dos aplicativos de saúde que buscam interagir cada vez mais com os usuários e oferecem uma série de recursos.

É possível se consultar com um médico online e receber a receita prescrita em casa. Assim como o marketing mobile vem trazendo novas possibilidades e tendências para o dia a dia de homens e mulheres, ele também é capaz de promover mais conforto e rapidez quando o assunto se trata de cuidar da sua saúde.

 

As previsões mostram um cenário bem otimista para 2018, conforme divulgação da Message Midia, que diz que, em 2018, 65,9% da população terá apenas um celular e 57% do tráfego de internet será de um dispositivo móvel.

Se você está, por exemplo, querendo emagrecer e investir na prática de exercícios pode ter o seu personal trainer no celular para levar onde quiser. Da mesma forma que é possível carregar um grande caderno de receitas no celular, ou mesmo inúmeras aulas de yoga e meditação.

Recursos como localização do cliente, sua interatividade e outros influenciam diretamente sobre o funcionamento dessas tecnologias. Essas tecnologias são muito novas e prometem melhorar muito a qualidade de vida de milhões de brasileiros. Acompanhe e veja como esses aplicativos funcionam e mais.

Consulta médica pelos aplicativos de saúde

Já é possível se consultar com médicos utilizando aplicativos voltados para essa finalidade. A consulta é feita com profissionais de saúde e existe confidencialidade sobre o paciente.

Tudo é feito de forma bastante simples e rápida, sem que a pessoa precise sair de sua casa. Além disso o paciente pode contar com suporte quando precisar.

Existem diversos aplicativos que oferecem um serviço semelhante, mas entre eles podemos destacar o euroClinix e o 121doc.

Isso facilita aos pacientes para que possam se consultar utilizando a tecnologia e auxilia no marketing de algumas clínicas ou profissionais que desejam divulgar o seu serviço.

Prescrição de tratamentos e entrega de medicamentos

A comodidade não se resume apenas nas consultas online. Durante elas, os médicos podem identificar problemas de saúde e prescrever os medicamentos.

Com uma rede de farmácias integrada ou parceira do aplicativo, o paciente não apenas tem o medicamento prescrito como pode recebê-lo em sua casa para começar o tratamento.

Também realizando consultas online, o paciente pode optar por receber o medicamento na sua residência após a consulta. É um ponto positivo para o caso de consultas de pacientes com problemas sexuais que desejam medicamentos para disfunção erétil, por exemplo, e possuem vergonha de ir ao médico e à farmácia. Com o app o paciente se sente à vontade em realizar a consulta.

Um aplicativo que oferece essa facilidade é o HealthExpress.

Essa é uma mídia que não apenas ajuda na divulgação de uma ou mais farmácias, mas também aumenta as suas vendas.

Médico em domicílio

 

 

A tecnologia pode resgatar hábitos antigos, como os de um médico ir até a sua casa para fazer uma consulta.

Basta solicitar um profissional e rapidamente ele chega até o local. Tudo simples e rápido. Além disso é possível saber antecipadamente o valor da consulta verificando no app.

Nas situações de emergência não é possível escolher o profissional, mas ele chegará no local em até 3 horas.

Um dos aplicativos que oferece esse serviço é o DocWay.

Ele ajuda os médicos a conseguirem novos clientes por um canal fácil de utilizar. Além disso, pode estreitar o relacionamento com o paciente, conseguindo atendê-lo rapidamente e sempre que precisar.

Caderneta de vacinação

 

 

 As pessoas que nunca se lembram de tomar as vacinas quando devem podem instalar o app que mantém uma carteira de vacinação online e envia alertas de quando é necessário tomar um vacina.

Em um deles é possível encontrar as Unidas Básicas de Saúde próximas que informam os postos de vacinação.

O Einstein Vacinas oferece essa possibilidade e pode indicar uma das unidades do Einstein para que a pessoa seja vacinada.

Apesar de ser um serviço de utilidade pública, faz uma grande divulgação do Einstein e de seus serviços.

Além disso, inova ao substituir as cadernetas de papel que estão obsoletas por uma digital e virtual simples de utilizar.

Perder peso e ter um cardápio personalizado

 

 

 

 Ficar em forma é muito mais simples com aplicativos que registram o seu desenvolvimento durante uma dieta.

Além de apresentar um histórico de emagrecimento e mostrar a evolução, alguns conseguem criar um cardápio personalizado e enviar lembretes da hora de comer e praticar exercícios.

O Dieta e Saúde é um desses aplicativos que possibilita essas funcionalidades.

Como a pessoa deseja perder peso e esse é um processo contínuo, os consumidores acabam interagindo com frequência com o app.

Esse também é um canal que pode ser utilizado por empresas que desejam divulgar os seus produtos para emagrecimento, alimentos saudáveis e até mesmo roupas esportivas.

Avaliar a qualidade do sono

 

Há os aplicativos de saúde que te monitoram bem de perto como os que avaliam a qualidade do seu sono conforme os seus movimentos durante a noite.

É preciso deixar o smartphone sobre o colchão para que ele analise os seus movimentos e identifique os momentos de sono profundo e de agitação.

Ele gera relatórios que podem ser acompanhados e analisados por um médico para realizar tratamentos para melhorar o sono.

Ainda pode te acordar com um despertador que identifica quando você está descansado e o melhor momento de levantar.

O Sleep Time é uma das alternativas para quem deseja monitorar as noites mal dormidas.

Isso só é possível devido à tecnologia empregada, pois o monitoramento é feito apenas com o uso do aparelho.

Acompanhar o período menstrual

 

 

Por meio de um aplicativo é possível saber quando será a sua próxima menstruação, se ela está atrasada e quanto tempo, o período fértil e outros.

Apesar dessas informações, o aplicativo informa que não deve ser usado como método contraceptivo, apenas uma forma de ter um melhor acompanhamento.

O Period Tracker oferece esses recursos e é um app simples de usar.

Ele gera uma grande proximidade com o público feminino, uma vez que acaba sendo uma fonte de consulta e informações sobre o próprio corpo.

Se utilizado para a finalidade de marketing, conhecendo cada fase em que a mulher se encontra pode-se fazer ofertas personalizadas e parcerias com grandes empresas, por exemplo, oferecendo absorventes, métodos contraceptivos e até mesmo chocolate para os dias de TPM.

Realizar exercícios personalizados

 

 

 Quem nunca sonhou em ter o seu personal trainer? Há aplicativos que realizam essa função. Ele permite que escolha quais exercícios deseja realizar e a cada cerca de 4 semanas cria exercícios personalizados.

Durante o treino pode ficar ouvindo frases do próprio aplicativo te motivando a continuar ou escutar a sua playlist.

O app te recompensa pelos exercícios realizados dando medalhas ou enviando parabéns por meio de atletas famosos.

O Nike Training Club oferece tudo isso e mais um pouco.

Esse app é uma das muitas estratégias de marketing utilizadas pela Nike para manter contato com o seu público e ser sempre lembrada de alguma forma.

Beber água

 

 

 

Ingerir água garante uma vida mais saudável e uma pele mais bonita. Ele considera o seu peso para indicar quantos litros de água deve beber por dia e de quanto em quanto tempo.

Nas horas programadas, envia um aleta discreto e mostra o quanto falta para completar a meta diária.

De nome simples, esse app resume o que deseja fazer “Beba Água”.

Os novos aplicativos de saúde podem ajudar a ter uma vida mais saudável e interagem muito mais com os quem os utiliza, aproximando consumidores e empresas de forma interativa.

Por que investir em mobile marketing?

É fato que o número de celulares só aumenta e hoje em dia a maioria das pessoas já substituiu o papel e os velhos hábitos pela tecnologia mobile. Ou seja, a probabilidade de seu cliente estar conectado é grande e isso colabora tanto para novas vendas, como para conhecimento da sua marca e melhoria no relacionamento, já que trará mais facilidade e proximidade na comunicação empresa-cliente.

Conclusão: seu negócio só tende a ganhar com o aumento dos aplicativos de saúde e evolução mobile.

Jeniffer Elaina trabalha há sete anos como Editora, Revisora e Coordenadora de Conteúdo Freelancer. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV. Sua maior paixão é trabalhar com o que gosta e ajudar a compartilhar o conhecimento.