Estudo revela que milhares de aplicativos coletam dados de crianças

19 de Abril de 2018

O Instituto Internacional de Ciência da Computação da Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, realizou um estudo para verificar se aplicativos voltados para o público infantil violam leis de privacidade. Segundo o B9, a análise foi realizada em cerca de 6 mil aplicativos disponíveis para dispositivos Android pela Google Play. Entre eles, apps como o Duolingo e o Where's My Water, da Disney.

O estudo revelou que diversos aplicativos podem violar regras de proteção de crianças na internet, principalmente coletando dados de crianças menores que 13 anos. Todos os aplicativos analisados são de grande alcance, tendo mais de 750 mil downloads. De acordo com o site, mais de mil apps coletaram informações usando softwares, mesmo que esses softwares apresentem termos de uso que proíbem o uso para a coleta dados de crianças.

A análise também apontou que metade dos aplicativos falham em relação às medidas de segurança e transmissão de dados e que os pais pouco podem fazer para evitar esse acesso aos dados de seus filhos, a não ser não baixar e utilizar esses apps.