Você que está sempre conectado com as redes sociais sabe que elas estão sempre com novidades e fazendo ajustes em seus algorítmos. O que significa que você tem que estar sempre atualizado e atualizando seus conhecimentos para não perder engajamento e resultados em suas ações nas redes sociais. O site Criadores ID fez um levantamento das alterações realizadas recentmente pelo Instagram e que estão interferindo nas visualizações, engajamento e captação de audiência. Muitos usuários sentiram o impacto da mudança, com posts sendo entregues para uma quantidade menor de seguidores. Se você trabalha com a ferramenta, ou simplesmente quer ter suas fotos e perfil bombando, anote essas dicas:
Instagram muda algoritmo e exige interação para mostrar publicações
1 – Conheça o seu público
Não adianta ficar postando coisas que seus seguidores não querem ver! Por isso, saiba qual é o perfil de quem te acompanha e produza conteúdo voltado para essas pessoas. Quanto mais interessadas no conteúdo que você postar, mais elas irão acompanhar o seu perfil.
2 – Interaja
Postou uma foto e recebeu comentários? Interaja com a galera! Com as mudanças no Instagram, para as fotos renderem bom engajamento é necessário responder os comentáriosem, no máximo, 60 minutos. Então é aquela coisa: recebeu comentário, já responde!
Também vale fazer interações com perguntas aos seguidores, principalmente nos stories. Isso vai fazer com que os algoritmos saibam que você tem um público interessado.
A Jeisy Rocha citou alguns exemplos de como colocar isso em prática neste vídeo:
3 – Aposte nos stories
A ferramenta é uma ótima maneira de mostrar os bastidores do seu trabalho, novidades, seu dia-a-dia… Procure compartilhar stories com conteúdo sem deixar de lado a estética, afinal ninguém merece visualizar publicações confusas e mal diagramadas.
Então lembre-se: stories criativos e divertidos vão fazer com que as pessoas tenham mais vontade de acompanhar o seu perfil (e os algoritmos do Instagram sabem disso!).
Quer algumas dicas de como caprichar nos stories? A Giovanna Carmesini compartilhou algumas em seu canal.
4 – Não vacile
Com o novo algoritmo, o Instagram mostra suas fotos primeiramente para 10% da sua audiência. Se a receptividade dessa galera for positiva, sua foto será mostrada para os outros 90%.
Então, se dedique aos posts para que os seguidores literalmente curtam o conteúdo. Horários de postagem, hashtags e legenda são questões bem importantes e que devem ser pensadasquando se trata de engajamento.
5 – Quantidade não é qualidade
Lembre-se que o elo entre você e seus seguidores deve ser uma espécie de comunidade. Não adianta ter milhares de seguidores inativos em seu perfil, pois (de novo) os algoritmos vão saber e as métricas de engajamento não serão tão positivas.
Então não saia por aí seguindo muita gente aleatória só pelo famoso #sdv. Lembre-se das dicas anteriores e, aos poucos, vá construindo um elo com seus seguidores.
Luciana Levy deu vários exemplos sobre essa conexão necessária com os seguidores em seu vídeo. Anota aí!