Confira o que o Instagram armazena sobre você para direcionar anúncios

06 de Junho de 2019

Recurso recém lançado pela rede mostra as palavras-chaves armazenadas que direcionam os anúncios pessoais

Foto: Divulgação

O Instagram acaba de liberar, na surdina, uma ferramenta que guarda as palavras-chave mais relevantes para a alimentação da Linha do Tempo, das sugestões de postagens, perfis e anúncios em geral. O recurso foi descoberto pelo jornalista Eric Ginsburg, que divulgou a novidade através de sua conta pessoal do Twitter.

 

NEW GAME!

1. On your @instagram, click Settings > Security > Access Data > Ads.
2. Laugh at how wildly off-base the results are.
3. Share the most ridiculous results below.

Some of my best are "Plastic," "Emotion," "Woman," and something called "Netmums." #InstagramAds

— Eric Ginsburg (@Eric_Ginsburg) 1 de junho de 2019

 

Para conferir, basta acessar a versão mobile do app: abrir as "Configurações", em seguida "Segurança" e depois "Acessar dados". Na última opção do menu estão "Anúncios" e "Interesses". Então selecione "Ver todos" para conferir a sua lista completa.

Após repercurtir nas redes sociais, o recurso, segundo internautas, divide opiniões. Apesar de usuários confirmarem que em suas listas há assuntos relevantes, na própria postagem do jornalista há quem diga que a ferramenta também erra em seus palpites.

Até o momento, o Facebook não comentou sobre essa ferramenta e tudo indica que isso seja mais um passo rumo à transparência digital, sobretudo a respeito de questões de segurança e privacidade de dados dos usuários.