Cinco Tendências dos Aplicativos em 2020

02 de Junho de 2020

Com a constante digitalização do offline, muitas empresas precisam adotar os aplicativos em seu negócio.

 

Você já deve estar bastante familiarizado com as inúmeras nomenclaturas advindas com a evolução da tecnologia. O AcontecendoAqui vai explorar algumas delas nesta matéria que tem a colaboração do WhatsApp GB  Confira a seguir os pontos que serão abordados: 
Machine Learning, Inteligência Artificial, Importância do celular para as marcas, Tendências futuras de IA, Tecnologia Blockchain, Internet das Coisas, Tecnologia 5G, Aplicativos móveis instantâneos
 

As coisas melhoraram além de nossa imaginação com o surgimento da tecnologia dos smartphones. Muito facilmente, os smartphones se tornaram nossos itens quintessenciais.

Ao lado dos smartphones, inúmeras tecnologias se tornaram uma necessidade em nossas vidas. E você não pode ignorar que o desenvolvimento de aplicativos móveis também tem dado aumento de receita.

A partir de agora, as tendências de desenvolvimento de aplicativos móveis começaram a crescer e a se materializar. Tanto desenvolvedores de aplicativos quanto usuários são responsáveis por esta evolução. No entanto, estas tendências simplificaram nossas vidas de diferentes maneiras.

2019 foi um grande ano em termos de progresso tecnológico - de aplicações AI mobile a IoT - que vimos e experimentamos muito este ano.

Sem dúvida, pode-se dizer que tudo o que aconteceu em 2019, vai remodelar a indústria de desenvolvimento de aplicativos móveis no ano que vem. E com o surgimento dos smartphones, as empresas em todo o mundo estão obtendo novas oportunidades agora com uma forte base de usuários.

Força para as marcas

Como o celular tem o poder de aumentar a visibilidade de uma marca, todo dono de negócio está tentando colher suas vantagens. Além disso, o futuro das aplicações móveis também parece mais brilhante do que antes. Assim, vamos descobrir quais tendências de desenvolvimento de aplicativos móveis irão dominar o ano 2020!

O setor de aplicativos móveis continua a se remodelar a cada dia. Para manter as demandas sem fim do cliente, você deve trazer as mudanças necessárias no procedimento. Desta forma, somente a aplicação das estratégias corretas de desenvolvimento de aplicativos não garantirá o sucesso completo.

Tudo o que você precisa é incluir as últimas tendências em aplicativos para celular. E para atingir o máximo de sucesso, você também precisa de uma equipe de desenvolvedores de aplicativos especializados.

Aqui está uma lista das principais tendências em tecnologia de aplicativos móveis que estão regendo no ano de 2020:

1. Machine Learning e Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial já é um fenômeno conhecido. Prevê-se que até o ano de 2024, o mercado de Inteligência Artificial estará em 191 bilhões de dólares. A partir de agora, mais indústrias estão buscando combinar o sistema com a inteligência humana.

Até agora, os setores industrial e médico têm demonstrado esforços surpreendentes para promover a eficiência através da Inteligência Artificial. Isto tem sido possível devido à alta precisão e capacidade de captura de eventos em tempo real.

A integração da aprendizagem da máquina com a inteligência artificial é muito útil em atividades cruciais como o desenvolvimento de aplicativos móveis. Seja no desenvolvimento de aplicativos iOS ou no desenvolvimento de aplicativos Android, ele pode aprender o procedimento de construção de aplicativos a partir de dados anteriores, identificar problemas e resolvê-los em tempo real.

Além disso, ele pode aprender atividades e comportamentos completos dos usuários através de seus padrões de uso diário e aplicar as ações necessárias, sem orientações.

Com a combinação de IoT e IA, você não precisa bater com os dedos para realizar tarefas. Você pode relaxar e simultaneamente a IA controla seus dispositivos, casas, automóveis, etc...

 

Algumas tendências futuras de IA são as seguintes:

    Previsão dos comportamentos dos usuários

    Integração da IA com o IoT
    Desbloqueio facial habilitado para IA
    AIOps para automação das funções de TI
    Câmera inteligente com identificação do tema
    Bateria adaptável para maior vida útil da bateria
    Alta confiabilidade do aplicativo para segurança cibernética
    Traduções de idiomas e voz

 

2. Tecnologia Blockchain

Blockchain é uma grande tecnologia que está além das palavras-chave de TI e das moedas criptográficas. E tem chegado também ao segmento de desenvolvimento de aplicativos móveis.

Blockchain é uma base de dados descentralizada - a cadeia de blocos presentes em mais de 1 PC ao mesmo tempo. Estes blocos são construídos continuamente à medida que novos dados são registrados. Quando novos dados são adicionados, os blocos antigos são salvos e todos recebem uma cópia de toda a base de dados.

É evidente que esta tecnologia evita a quebra de dados ou a criação de documentos falsos. Caso alguém cometa algum erro, você pode rastreá-lo.

Várias carteiras online e livros-razão inteligentes dependem da tecnologia Blockchain. Caso você esteja preocupado em fazer pagamentos através de cartões de crédito ou relutante em fazer pagamentos internacionais, não se preocupe! Basta usar um aplicativo de pagamento móvel habilitado para Blockchain.

Algumas das tendências futuras esperadas do Blockchain são as seguintes:

    Blockchain como um serviço (BaaS)
    Negociação em câmbio de moedas criptográficas
    Tokenização de Ativos
    Bloqueio na antipirataria

3. Internet das Coisas

Você já pensou que a internet seria tão necessária em nossas vidas? Se você acha que a internet não pode controlar tudo em nossas vidas, você deveria apenas optar pela Internet das Coisas.

Suponha que você esteja do lado de fora e tenha esquecido de trancar sua casa. Ao invés de voltar para sua casa, você pode trancar sua casa a partir do local onde você está atualmente. Você só precisa instalar um aplicativo IoT no seu smartphone, e um sistema de bloqueio e uma conexão de internet ativa.

Assim, não apenas sua casa ou espaço de trabalho, mas no futuro, você pode controlar quase tudo com o uso de sistemas IoT.

 

4. Tecnologia 5G

O serviço sem fio 5G não é apenas uma das principais tendências tecnológicas no desenvolvimento de aplicativos móveis, mas também muito importante para o próximo ano de 2020.

Sem dúvida, a velocidade da rede 5G será 100 vezes mais rápida do que a da rede 4G. Os profissionais da indústria antecipam uma transição dos serviços 4G atualmente utilizados para a rede sem fio 5G até o final de 2020.

Além da alta velocidade, os serviços sem fio 5G também atendem a outras funcionalidades como:

    jogos 3D
    Realidade Aumentada
    Segurança de dados

Como os serviços 5G oferecem uma ampla gama de oportunidades, os desenvolvedores de aplicativos devem projetar os aplicativos adequadamente, para que todos os usuários possam desfrutar de uma velocidade de rede mais rápida para um melhor desempenho.

5. Aplicativos móveis instantâneos

Aplicativos móveis instantâneos de tamanho relativamente menor oferecem funcionalidades fundamentais sem permitir que você os descarregue em dispositivos. Mas por que você precisa baixar esses aplicativos de subconjuntos?

Uma das principais vantagens relacionadas a aplicativos instantâneos são as demos de aplicativos. Quando os usuários estão preocupados, esses aplicativos fornecem o sabor da versão completa de um aplicativo e simplificam a decisão de como é esse aplicativo antes de selecionar para download.

Estes aplicativos têm feito melhores maneiras de atingir o público alvo que não os instalou e os convenceu para a instalação.

Em 2020, espera-se que os mercados testemunhem muitos aplicativos instantâneos. Numerosos desenvolvedores já estão experimentando algumas funcionalidades legais.

 

Considerações Finais

Todas as tendências de desenvolvimento de aplicativos móveis acima mencionadas certamente farão com que a indústria de aplicativos cresça rapidamente. A competição entre desenvolvedores de aplicativos móveis aumentará em 2020. Por isso, você deve estar atento a todas as tendências antes de trabalhar com seu aplicativo.

Cada nova inovação na criação de aplicativos móveis tem alguns prós e contras. Se você é um novato nesta indústria, você pode achar isso difícil. No entanto, com especialistas do setor, você sempre pode descobrir a melhor tendência de desenvolvimento de aplicativos móveis para o seu aplicativo.

Agora que você sabe como ter sucesso em 2020, lembre-se de implementar as tendências de desenvolvimento de aplicativos móveis discutidas acima enquanto cria um aplicativo.

Para saber mais sobre esse assunto clique aqui.