Aplicativo que informa em tempo real a chegada dos ônibus no ponto chega ao transporte coletivo de Florianópolis

13 de Novembro de 2017

Clique na imagem para conferir a foto completa.

Quem utiliza ônibus em Florianópolis passa a ter mais uma comodidade a partir desta quarta-feira (15). É que o Consórcio Fênix está ampliando a cobertura do monitoramento dos ônibus por GPS – passando de 800 partidas por dia útil (no Amarelinho) para cerca de 8.800 horários (no transporte convencional) - e disponibilizando as informações em tempo real da chegada até o ponto mais próximo do passageiro. Inicialmente o app é oferecido em caráter “beta”, com eventuais ajustes. Para ter acesso basta instalar gratuitamente o aplicativo ‘Floripanoponto’ no smartphone, que já está disponível na Play Store (Android) ou AppStore (iOS).

Considerando que 90% dos usuários do transporte coletivo possuem smartphone com sistema operacional Android, o aplicativo já contará com versão atualizada para Android nesta data (o mesmo ocorrerá para iOS em dezembro). Atualmente há cerca de 6 mil usuários ativos desta tecnologia - clientes do Amarelinho - número que deve crescer consideravelmente nos próximos dias.

O app possui duas funções importantes: a primeira delas é ‘Previsão de Embarque’, que apresenta o tempo de chegada do seu ônibus no ponto selecionado, diminuindo a espera. Além disso, com a opção ‘Como Chegar’ o usuário pode consultar as melhores linhas para chegar ao destino. Também é possível navegar pela versão web do ‘Floripanoponto’ pelo endereço consorciofenix.com.br/floripanoponto.

"Nosso objetivo é sempre oferecer não só transporte de qualidade, mas meios para auxiliar o cliente do nosso serviço com ferramentas que possibilitem o planejamento da viagem e tornem a experiência de usar o ônibus cada vez mais prática e inteligente. É importante reforçarmos que o novo ‘Floripanoponto’ está lançado em caráter de testes, com constante desenvolvimento e ajustes, conforme as necessidades se apresentarem no dia a dia", afirmou Rodolfo Guidi, coordenador técnico do Consórcio Fênix. A primeira etapa da cobertura foi lançada nos Amarelinhos em agosto e agora, com o avanço para o Convencional, todo o transporte coletivo de Florianópolis passa a ser monitorado em tempo real.

A operação do transporte coletivo da Capital é realizada com aproximadamente 450 veículos no transporte convencional e 83 no Executivo; em quase 9 mil partidas por dia útil em 185 linhas. Mensalmente são transportados mais de 5,5 milhões de passageiros e percorridos 3 milhões de quilômetros, envolvendo cerca de 2.750 colaboradores diretos e indiretos. Desde que entrou em operação, em novembro de 2014, os veículos do Consórcio Fênix somam a cifra de R$ 55 milhões. À frente da operação, renovou 147 ônibus, instalou o sistema de rastreamento na totalidade da frota e adquiriu o sistema de videomonitoramento embarcado, além de uma série de outras facilidades como internet nos terminais e aplicativo móvel.​