Viral com 20 milhões de views é criação da MDO para Natal do Farol Shopping

13 de Novembro de 2017

Pequenas gentilezas que emocionaram o país
Uma câmera escondida e uma ideia aparentemente simples, mas com uma mensagem poderosa por trás. O vídeo das “Gentilezas”, que se alastrou pela internet nas duas últimas semanas, alcançou números que tornam a ação uma referência para grandes agências e anunciantes. A campanha que tinha um alcance potencial de 400 mil pessoas na região sul de Santa Catarina, área de abrangência do Farol Shopping, acabou tomando proporção nacional. Nos dias seguintes à postagem oficial na fanpage do Farol Shopping, dezenas de páginas locais e de outras regiões do Brasil já haviam feito o download e postado de forma espontânea, contribuindo para amplificar o poder de alcance do vídeo, batendo 20 milhões de visualizações, mais de 150 mil reações e mais de 330 mil compartilhamentos por usuários de todas as regiões do país. Somente a página Nossa Tubarão foi responsável por 18 milhões do total de views. Clique e assista ao vídeo aqui.

 

Sinto até vontade de conhecer o shopping” - comentário no Facebook
Pra se ter uma ideia, a maior parte das visualizações teve origem no estado de São Paulo, seguido por SC, PR, RS, MG e RJ. Somente na página do Farol Shopping, mais de 96% do público, 4,7 milhões de pessoas, foram alcançadas de forma orgânica, ou seja, sem custo para o anunciante. Apenas 176 mil foram atingidas pelo vídeo de forma paga. Isso demonstra o quanto uma boa ideia com poder viral pode alavancar um ROI (retorno sobre o investimento) jamais imaginado.

 

“Parabéns por mostrar que ainda podemos mudar” - comentário no Facebook
Com teor altamente inspiracional, segundo a MDO, o vídeo foi imensamente elogiado pelos internautas, levando a mensagem de que mesmo em tempos turbulentos, há espaço para praticar e disseminar o bem. O reconhecimento veio não somente através dos milhares de comentários na rede social, mas também por clientes através do SAC e pelo contato de empresas, shoppings e executivos de grandes franquias.

 

Trabalho desenvolvido a quatro mãos
Aparentemente concebido como uma peça isolada, o vídeo faz parte da estratégia construída conjuntamente entre a agência MDO e o departamento de Marketing do Farol Shopping para o Natal deste ano. O insight foi resgatar os verdadeiros valores do Natal, buscando alimentar o espírito de fraternidade, humanidade e solidariedade nas pessoas. Com essa temática, diversas ações estão sendo realizadas no shopping, como cartões para presentear alguém, espaço solidário para arrecadação de presentes, entre outras gentilezas que estão sendo promovidas diariamente, surpreendendo e impactando o público do shopping.

 

Ficha técnica
Anunciante: Farol Shopping

Agência: MDO

Diretor de Criação: Guilherme Porto

Redação: Leonardo Fontes e Guilherme Porto
Direção de Arte: Danniel Vilela

Planejamento: Yohana Lopes
Mídia: Max Pilz

Produção: Karen Bertolini
Atendimento: Mariana Knabben
Produtora de Vídeo: Persona Filmes
Aprovação Cliente: Georgia Menegaz