Publicidade
Vinícolas Quinta da Neve e Leone de Venezia apresentam novos produtos na 4ª Vindima Altitude
17 de Fevereiro de 2017

Vinícolas Quinta da Neve e Leone de Venezia apresentam novos produtos na 4ª Vindima Altitude

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Duas vinícolas de São Joaquim preparam lançamentos para a 4ª Vindima da Altitude: a Quinta da Neve apresenta o primeiro espumante, o Quinta da Neve, e a Leone de Venezia faz o lançamento de dois rótulos, o Oro Vechio 2016, primeiro âmbar da Serra catarinense, e o branco Rialto 2016.

O espumante Quinta da Neve, oitavo rótulo da vinícola, foi elaborado com Pinot Noir, Chardonnay e Merlot e já foram produzidas 8 mil garrafas. Segundo Acari Amorim, um dos sócios do empreendimento, “esse era um pedido do mercado e a única variedade que faltava ao nosso portfólio”. A Vinícola Quinta da Neve é pioneira no plantio de uvas de altitude, a partir de 1999, e o Pinot Noir produzido ali é considerado um dos melhores da América Latina.

Publicidade

Saul Bianco, proprietário da Leone de Venezia, explica que vinhos “âmbar ou laranja” são denominações que passam a ter os produtos elaborados com uvas brancas, fermentadas com cascas e por isso têm sua cor diferenciada. “É um resgate dos primórdios da vinificação, quando eram usadas ânforas de barro. A fermentação e a permanência do vinho com as cascas permite uma extração significativa dos seus aromas, sabores e também dos taninos”, destacou. O Oro Vechio 2016 foi elaborado com as castas Grechetto, Vermentino e Gewurztraminer. Após a fermentação o vinho permaneceu por mais 30 dias junto às cascas e leveduras, sempre em tanques de aço inox.

Já o Rialto 2016 foi elaborado com as castas Verdello, Grechetto, Vermentino e Gewurztraminer. “O blending buscou harmonizar e integrar as características de cada variedade na elaboração do vinho”, afirmou Bianco. O nome é referência a mais famosa ponte de Veneza, Rialto.

A 4ª Vindima de Altitude acontece sempre aos finais de semana (de sexta a domingo). No último final de semana, entre 24 e 26 de março, acontece a degustação, no Clube Astréa, em São Joaquim, onde também poderão ser apreciados os novos rótulos. O evento é uma realização da Vinho de Altitude – Produtores e Associados e Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (Sol) e Santur.
 

4ª Vindima de Altitude, circuito cultural itinerante
Data: 3 a 26 de março, de sexta a domingo.
Local: Praça Matriz de São Joaquim e vinícolas da Serra e Meio Oeste.
Ingresso: As apresentações culturais são gratuitas; os eventos nas vinícolas exigem reservas antecipadas.

Publicidade
Publicidade