Vice-reitor de universidade alemã apresenta em Florianópolis as tendências e tecnologias do varejo americano e europeu

20 de Maio de 2018

NRF - Retail’s Big Show | Quem é do varejo sabe o significado desse nome

A Fecomércio/SC e o Senac/SC realizam o evento que está sendo chamado de Pós-NRF, que repercute as novidades da maior feira mundial sobre varejo. O Pós-NRF é aberto ao público e será realizado também em Chapecó, Brusque e Joinville, entre os meses de maio e junho. 

Nessas edições serão apresentadas as principais tendências e tecnologias discutidas na NRF - Retail’s Big Show, maior feira de varejo do mundo realizada em Nova Iorque (EUA). A edição em Florianópolis será no dia 28 de maio quando o palestrante Profº Marc Knoppe, vice-reitor da Universidade de Ingolstadt, na Alemanha, falará sobre Digitalização no Varejo, tema recorrente durante a feira americana. 

Para Knoppe, serviço, informação, disponibilidade e integração de canais de vendas são a tônica quando o assunto é digitalização no varejo. “Não se trata apenas de ser online ou físico, é necessário um sistema integrado e claro de distribuição e logística. Na Europa e nos Estados Unidos, negócios em lojas físicas estão aumentando em consequência de um sistema de unificação de canais e total transparência na distribuição, preços e serviços. O cliente conhece o produto e efetua a compra pela plataforma online para retirar em loja física, possibilidade que vem aumentando a venda cruzada e proporcionando melhor experiência de compra”, explica Marc.

O professor é também diretor dos programas internacionais de Gestão do Varejo e Comportamento do Consumidor e coordenador de Internacionalização de Parcerias Universitárias da Universidade de Ingolstadt.

O volume de vendas do varejo brasileiro cresceu em média 7,8% em março desse ano, na comparação com o mesmo período de 2017. Diante do crescimento registrado, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou para 5,4% a projeção relativa ao aumento das vendas para o ano de 2018. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada neste mês de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O Pós-NRF será realizado em Florianópolis no dia 28 de maio, às 8h, no Hotel Sesc Cacupé, e as inscrições podem ser feitas até o dia 25, clicando aqui.

Durante o evento também haverá um painel com empresários que participaram das edições da Missão Técnica New York, para compartilhar os conhecimentos e experiências sobre o atacado e varejo mundial observados durante as visitas técnicas em empresas, lojas, atacadistas e a NRF - Retail’s Big Show.