Publicidade
Unilever boicotará influenciadores que utilizam bots para aumentar curtidas e seguidores
19 de Junho de 2018

Unilever boicotará influenciadores que utilizam bots para aumentar curtidas e seguidores

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Alterações recentes nas redes sociais têm prejudicado que os influenciadores e páginas alcancem seus públicos. No Instagram, a mudança de algoritmo fez com que os posts fossem ordenados não mais pela data de publicação, mas pelo engajamento. Em relação ao Facebook, já foram apresentadas reclamações de administradores de páginas que indicam que menos de 1% de seu público está recebendo o conteúdo que assinou.

Assim, muitos desses influenciadores estão recorrendo a mecanismos irregulares para continuarem relevantes nas plataformas. Entre as táticas utilizadas, estão a compra de curtidas e seguidores através de bots.

Publicidade

Os bots, são nada mais que seguidores falsos, perfis gerados por computadores, que simulam o comportamento humano. São desenvolvidos para curtir, comentar e compartilhar publicações, com objetivo de ampliar o engajamento e, dessa forma, dar mais relevância para as páginas que usufruem deste recurso.

Segundo o Adweek, a Unilever decidiu banir as práticas desses influenciadores, visando uma internet mais transparente. De acordo com o diretor de marketing da Unilever, Keith Weed, a ideia é confrontar as práticas não fazendo parceria com influenciadores ou marcas que utilizam a compra de curtidas, seguidores e bots em seu histórico. Em comunicado, a empresa também afirmou que priorizará as plataformas de mídia que partilharem da mesma opinião. 
 

Publicidade
Publicidade