TikTok como ferramenta de marketing digital para empresas

08 de Outubro de 2021

Rede social vem demonstrando potencial para utilização por empreendedores

Foto de Solen Feyissa no Unsplash

 

Segundo relatório divulgado pela Wallaroo Media, o TikTok é um dos maiores aplicativos da atualidade, com aproximadamente 1,1 bilhões de usuários ativos mensais. Com os vídeos curtos, os criadores de conteúdo – anônimos e famosos – exploram a criatividade e abordam diferentes assuntos na rede social. 

O app, popular entre os jovens, oferece inúmeros recursos que, devido ao alto engajamento, têm sido bastante usados por diversas empresas como ferramentas de marketing digital. 

Não é à toa que a própria plataforma também tem se enxergado como potencializadora de negócios, criando uma categoria especial dentro do aplicativo e  oferecendo créditos de anúncio para novas marcas, redirecionando os usuários para o site da empresa. 

O potencial da plataforma é favorável para o marketing e, por esse motivo, muitos empreendedores têm buscado cada vez mais conhecimento dentro da rede social. Conhecer as hashtags populares e saber quais são os melhores horários para postar no TikTok pode ser útil para as empresas, no entanto, existem também outros pontos importantes que ajudam a utilizar o aplicativo como ferramenta de marketing digital.

 

TikTok for Business: espaço exclusivo para marcas

Desde junho de 2020, o aplicativo vem se abrindo para as empresas, com a criação da plataforma TikTok for Business, a fim de monetizar a rede social. Nela, quem possui a conta Pro pode criar anúncios, analisar dados e incluir botões de site e e-mail no perfil.

Embora o objetivo da nova plataforma seja a monetização, a rede social deixa claro que espera das empresas conteúdos relevantes, com a frase “Don’t make Ads, make TikToks” – em tradução livre, não faça anúncios, faça TikToks. Dessa forma, as marcas que desejarem utilizar o aplicativo como ferramenta de marketing digital devem criar conteúdos que troque os usuários, explorando as tendências e engajando o público. 

Particularidades do TikTok 

Embora o aplicativo seja novo no mundo virtual, o sucesso da plataforma é representado em números. De acordo com dados revelados pelo Sensor Tower em dezembro de 2020, o TikTok já foi baixado mais de 2,6 bilhões de vezes ao redor do mundo. 

Além da rapidez na difusão de conteúdos, que podem viralizar e alcançar mais pessoas em pouco tempo, outro fator que chama a atenção das marcas é a forte presença do público jovem. A rede social informa que cerca de 69% dos usuários ativos têm entre 16 e 24 anos (Geração Z) e apenas 25% tem 25 anos ou mais. 

Os conteúdos abordam assuntos de forma leve e descontraída. Sendo assim, as marcas que tiverem interesse pela rede social precisam averiguar se as particularidades do TikTok – incluindo o público-alvo e a linguagem – dialogam com a empresa. 

Como usar o TikTok como ferramenta de marketing digital 

Após alinhadas as particularidades da rede social e o perfil da empresa, o TikTok pode ser usado em diversas estratégias de marketing digital. Antes de mais nada, é preciso que a marca crie um perfil atrativo e que chame a atenção de usuários do aplicativo. Além disso, é possível conectar outras contas da empresa à plataforma para mover mais pessoas. 

Embora a rede social seja popular na atualidade, muitos empreendedores ainda não sabem como começar a implementar estratégias de marketing no aplicativo. Criar de conteúdos autênticos, realizar campanhas com anúncios, desenvolver desafios para engajar o público e promover parcerias com influenciadores podem ajudar a potencializar os números da marca. 

Crie conteúdo original 

Seja no Instagram, no Facebook ou no TikTok, o primeiro passo para ter relevância em uma rede social é ter uma boa estratégia de conteúdo. Com um grande número de usuários, é preciso criar peças originais e diferentes do que geralmente é visto na plataforma. 

É possível inovar a partir de formatos já vistos na rede social como dublagens, vídeos musicais, engraçados e educativos. Além disso, é preciso manter a constância nas publicações e interações dentro do TikTok. Dessa forma, consegue-se bom engajamento, mais interação com o público e ainda uma captação de possíveis clientes para a marca.

Faça campanhas com anúncios 

Uma das formas mais tradicionais de usar o marketing digital em redes sociais é por meio de anúncios. Através deles é possível alavancar o perfil da marca, definindo um público-alvo específico para receber os conteúdos. No TikTok, há uma ferramenta específica para criar esses anúncios: o TikTok Ads.

Crie desafios com as hashtags 

Os desafios fazem parte de uma das essências do TikTok e os usuários costumam aderir à estratégia. Geralmente, eles recebem um nome com uma hashtag, para torná-los mais fáceis de encontrar. As empresas podem tanto participar de um desafio já existente quanto criar um do zero e convidar os seguidores para participar. 

Conteúdo gerado pelo usuário (UCG)

Uma outra estratégia característica do aplicativo são os conteúdos gerados pelo usuário (UCG). No TikTok, esse tipo de conteúdo é bastante importante, pois os usuários, por serem mais jovens, gostam de participar e principalmente sentir que estão sendo ouvidos pela marca. 

Na prática, para que essa estratégia possa ser usada, é preciso monitorar a atividade dos seguidores, as hashtags usadas e as menções à empresa. Ao encontrar um conteúdo interessante, o perfil da marca pode curtir, comentar e até compartilhar no próprio TikTok.

Tenha parceria com influenciadores digitais 

Um outro caminho para usar o TikTok como ferramenta de marketing digital é criar parceria com influenciadores digitais. Essa estratégia já é usada em outras redes sociais e agora também pode ser utilizada no aplicativo. 

O TikTok possui um site exclusivo para ajudar as marcas a encontrarem um influenciador que mais combine com a empresa e que seja a ponte entre a marca e os clientes. É possível conhecer perfis no Marketplace de Criadores e ter acesso a dados como localização, gostos, audiência, performance e outros. 

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