Teads e Dove criam chatbot inovador no Brasil

15 de Abril de 2019

Iniciativa amplia as possibilidades de interações entre marcas e consumidores, dentro do ambiente editorial

A plataforma global de mídia, Teads, e a marca de antitranspirantes, Dove, se uniram em mais uma parceria inovadora na publicidade digital.

A marca lançou Dove Serum Aclarant, uma linha de antitranspirantes que reduz as manchas escuras das axilas. Este problema afeta mais da metade das mulheres brasileiras e 60% delas dizem que esse problema afeta sua confiança. Além do ¼ de creme hidratante já conhecido na fórmula de Dove, a nova linha é composta ainda por um serum que contém o 12HSA, capaz de promover o processo natural de renovação da pele e vitamina B3, que auxilia a evitar o escurecimento da pele da axila.

Sabendo da dificuldade que as mulheres encontram para reduzir as manchas, a marca decidiu identificar o público-alvo do produto e conversar de forma objetiva e intimista com ele. Os perfis de potenciais consumidoras detectados pela Dove, se dividiam entre mulheres que já haviam tentado diversos tratamentos e as que desistiram de buscar novas soluções para tratar as manchas.

A Teads foi escolhida para apoiar a marca no desenvolvimento dessa estratégia e, frente à demanda, criou um chatbot que através de perguntas e sugestões de respostas, identificava as consumidoras e oferecia o produto correspondente ao perfil de cada pessoa.

“Queríamos trazer uma nova abordagem ao uso de chatbots na publicidade e alcançamos isso com o desenvolvimento de um formato que soma a tecnologia da mídia programática com a inteligência de uma entrega segmentada, em um anúncio exibido dentro do ambiente editorial", declara o Diretor Comercial da Teads, Théo Lima. "É mais uma inovação que proporcionamos ao mercado, fazendo um bom uso de dados dos usuários de forma direta, eficiente e não-invasiva", finaliza o executivo.

O seguinte passo então foi preparar as mensagens personalizadas. "Precisávamos não somente conversar, mas também conhecer essas mulheres e mostrar a elas que Dove entende suas necessidades e criou uma linha que ajuda a devolver o tom natural das axilas", afirma a Gerente de Marketing da Unilever, Viviane Ramos. "É muito importante que elas sintam a proximidade da marca, numa conversa real e honesta com cada uma”, conclui.

A campanha foi veiculada entre 21 e 31 de dezembro de 2018, impactando um total de 7 milhões de mulheres entre 18 e 44 anos. A interação gerou ótimos resultados para a Dove, com 57 mil acessos ao bot, dos quais 96% foram identificados como novas usuárias, alcançando assim o objetivo de conversar com as consumidoras em potencial. Durante os 10 dias da ação, foram 14 mil interações via bot entre todas as etapas da comunicação.