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Squid divulga lista com 10 tendências para o marketing de influência em 2k20
07 de Janeiro de 2020

Squid divulga lista com 10 tendências para o marketing de influência em 2k20

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Especialista em marketing de influência, a Squid divulgou essa semana um relatório com 10 tendências a respeito do mercado para este ano. Entre as novidades, está a tecnologia como meio de aperfeiçoar as métricas nas redes sociais, a influência dos stories do Instagram na comunicação e o desafio das marcas em se envolver cada vez mais a fundo no discurso de influenciadores e da comuninade.

Isabela Ventura, CEO da Squid, afirma: “De maneira geral, o ano de 2019 foi repleto de discussões sobre o tema, que ganhou destaque em polêmicas como a ‘bolha da influência’, eventos e virou até tema de novela. É preciso estar atento e entender o quanto as práticas sociais vêm sofrendo transmutações, principalmente, a partir das relações humanas e tecnológicas”.

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O levantamento aponta a dificuldade de mensuração do engajamento das postagens depois que o Instagram retirou os likes. É nesse momento que a tecnologia passar a trabalhar. Analisar a programação neurolinguística dos seguidores e até mesmo dos influenciadores, pode auxiliar na mensuração da espontaneidade e qualidade de um comentário ou ainda uma reação nas redes sociais. Segundo dados da Shareablee, empresa estadunidense de software, 48% dos entrevistados, entre 18 e 24 anos, compraram um produto após a recomendação do influencer.

Outra tendência destacada pela Squid é a necessidade que as marcas têm de se envolver genuinamente com seus consumidores. “É sobre falar com pessoas, fazer parte da conversa de uma comunidade e gerar valor ali. O trabalho de desenvolvimento e construção de reputação de marcas está cada vez mais ligado a sua interação com diferentes comunidades e a sua habilidade de gerar conversas positivas”, explica Isabela.

E, para esta interação verdadeira, os stories estão ganhando lugar na preferência dos criadores de conteúdo. Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Squid, em julho do ano passado, 74% dos stories publicados foram vídeos, o que mostra que a audiência assiste o conteúdo até o final e o áudio é uma boa ferramenta para engajar esse público. Além disso, quando o público consome mais de 3 conteúdos de uma mesma sequência, ele tende a permanecer assistindo até o último.

Isabela conclui: “Enquetes e perguntas mobilizam os seguidores e assim, aumentam também a sensação de pertencimento naquela comunidade. Por isso, o Stories é um formato que deu tão certo: propicia a interação e o diálogo entre os influenciadores e o público de forma imediata”.

 

Confira o levantamento completo aqui.

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